Concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade terá audiências públicas entre 19 e 21 de junho

Discussões sobre o projeto de concessão dos três ramais à iniciativa privada ocorrerão em São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes
Linha 13-Jade (Jean Carlos)
Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) marcou três audiências públicas para discutir a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade hoje operadas pela CPTM.

Elas ocorrerão entre os dias 19 e 21 de junho em três cidades – São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Na ocasião serão apresentados o projeto de concessão patrocinada que será oferecido à iniciativa privada.

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Os interessados poderão participar de forma presencial ou pela transmissão pela internet. Veja no final do texto os locais e horários.

As três linhas da CPTM que serão concedidas em conjunto
As três linhas da CPTM que serão concedidas em conjunto (SPI)

Assinatura do contrato no 2º trimestre de 2025

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem acelerado os projetos de concessão da malha metroferroviária de São Paulo, em busca de investimento privado para expansão e modernização do sistema.

As três linhas da CPTM que operam na região leste e municípios vizinhos é a próxima na lista de projetos do chamado programa SP nos Trilhos.

A concessão foi qualificada logo no início da gestão atual e passa por estudos do International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, desde então. O governo pretendia lançar as audiências públicas em maio, mas somente agora o projeto está amadurecido para ser levado para conhecimento público.

Composições da Série 9000 operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)
Composições da Série 9000 que operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)

Segundo a SPI, o plano é publicar o edital já no terceiro trimestre de 2024 com leilão a ser realizado até o final deste ano. Nesse cenário, o contrato seria assinado no 2º trimestre de 2025.

Trata-se, claro, de uma previsão bastante otimista e que minimiza possíveis atrasos como questionamentos de potenciais participantes e mudanças no edital, além de aprovações necessárias.

A concessão conjunta dos três ramais de trens metropolitanos prevê investimentos na construção de dez novas estações, a maior parte na Linha 13, além de reconstrução de outras estações e melhorias de infraestrutura e sistemas.

Atualmente as linhas atraem uma demanda diária de 1 milhão de passageiros numa região onde vivem 4,6 milhões de habitantes.

Estação Dom Bosco, da Linha 11-Coral
Estação Dom Bosco, da Linha 11-Coral: ramal é o mais lotado dos três que serão concedidos (Jean Carlos)

Confira as datas e locais da audiência pública

19 de junho de 2024, às 9h – São Paulo/SP

Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER

Endereço: Av. do Estado, nº 777, 5º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP

20 de junho de 2024, às 9h30 – Guarulhos/SP

Local: Auditório OAB Guarulhos

Endereço: Rua Ipê nº 185 e 201, Jd. Guarulhos, Guarulhos/SP

21 de junho de 2024, às 9h30 – Mogi das Cruzes/SP

Local: Auditória OAB de Mogi das Cruzes

Endereço: Av. Dr. Cândido X. de Almeida e Souza, 175 – Centro Cívico, Mogi das Cruzes/SP

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5 comments
  1. Supondo que seja um desenho oficial do governo do estado,
    queria saber por que no mapinha da concessão não estão incluídas as extensões da Linha 11 para César de Souza / Linha 12 para Suzano / Linha 13 para Parque da Mooca ???

    Pode ser uma bobagem isso, mas pra mim faz toda a diferença, afinal a Linha 13 para Bonsucesso foi colocada lá.

    1. Estas três extensões ainda não tem nada de concreto para ser incluído na concessão, porém quando essas extensões tiverem maturidade o suficiente para começarem as suas obras serão feitos pela concessionária ou pelo governo estadual dependendo de como o contrato vai ser feito.

  2. O programa leve uma e pague por outra de concessões parece interessante. Quem pegar a Linha 2 construirá a Linha 19, etc. Se vai funcionar ou não, só o tempo dirá.

    Dito tudo isso, queria saber porque a privatização de 3 linhas juntas não está atrelada a construção de pelo menos uma nova linha? Qual a lógica nisso?

  3. marco quem pegar L12 L11 não tem espaço para novas linhas . já a L13 quem pegar vai fazer a L16

    1. Não é isso não.

      Os pacotes são:

      Linha 1 constrói 20.

      Linha 2 constrói 19.

      Linha 3 constrói 16.

      Linha 10 constrói 14.

      Linhas 11, 12 e 13 NÃO CONSTROEM nenhuma nova.

      Absurdo.

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