Concessões das linhas 2-Verde e 3-Vermelha para a iniciativa privada devem ficar para próximo governo

Fontes do governo Tarcísio de Freitas afirmaram à revista que complexidade dos projetos torna leilões difíceis de serem realizados até 2026
Trem da Linha 3-Vermelha
Trem da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) deu sinais de que já não compartilha do otimismo dos primeiros meses quando prometeu conceder toda a malha ferroviária de São Paulo nos próximos anos.

Ao menos é o que sugeriram fontes da atual gestão à revista Veja nesta semana. Segundo elas, as concessões das linhas 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô deverão ficar para o próximo mandato, a partir de 2027.

A justificativa é sensata: falta tempo para concluir o processo em cerca de dois anos antes de colocá-las em leilão neste mandato.

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Tarcísio minimizou importãncia do empréstimo do governo federal (GESP)
Governador Tarcísio de Freitas (GESP)

O foco será oferecer ao mercado as linhas 1-Azul e 20-Rosa em um pacote, como já havia sido revelado anteriormente.

Nesse modelo, que está sendo avaliado, o ramal mais antigo do Metrô servirá como “chamariz” para os grupos privados já que significa na prática obter receita com a operação logo no início.

Em paralelo, a empresa vencedora tocará os projetos e estudos para tirar do papel a Linha 20, que ligará Santa Marina à Santo André.

“Menina dos olhos” do governador

Oficialmente, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) prevê que o leilão não apenas da Linh 20 mas também da Linha 19-Celeste (Guarulhos-centro de SP) ocorrerá no final de 2025, com assinatura de contratos no 2º trimestre de 2026.

No entanto, trata-se mais de um calendário teórico do que calçado em informações estabelecidas. Nele os estudos dos dois ramais serão concluídos no final deste ano e em apenas seis meses haverá audiências públicas e publicação do edital dentro de apenas um ano.

Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa (Jean Carlos)
Concessão das linhas 1-Azul e 20-Rosa (Jean Carlos)

Embora mais adiantada, a Linha 19 pode ser superada pela Linha 20 nas prioridades do governo. Tarcísio considera o ramal Rosa como uma questão de honra, sobretudo no trecho que atenderá o ABC Paulista.

Região de mobilidade precária, seus munícipios dependem apenas da Linha 10-Turquesa, da CPTM, para se conectar à malha sobre trilhos.

São Bernardo do Campo, o mais populoso deles, não tem nem essa sorte. Tem sido condenado a depender apenas de ônibus operados por um grupo privado da região.

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13 comments
    1. não se iluda muito, até com Haddad muita coisa sairia. talvez não com a sede ao pote de Tarcísio, mas não seria um governo que fortalecesse tanto as empresas públicas

  1. A gestão do Tarcísio de Freitas (REP/SP), demonstra ter uma equipe com qualidade questionável na área de mobilidade urbana, mesmo com um trabalho herdado virtuoso na gestão Doria/Garcia com entregas consideráveis a médio prazo.
    O que fez de relevante foi a remotada da linha 17 ouro e nos demais não tem que como comentar.

  2. Tomara que fiquem mesmo e que o próximo governador seja responsável com o patrimônio do Estado e valorize a Cia. do Metrô!

  3. Conceder três linhas que compartilham trens, pátios e CCO pra três empresas diferentes. Tem tudo pra dar certo, confia.

  4. Essa informação não muda em nada. Próximo governador com certeza será do mesmo campo político ideológico do atual e vão passar a boiada na CPTM e Metrô. Parabéns SP 👏👏👏

  5. gente se ficar com o governo do estado metrô vai falir financeiramente Tá tecnicamente quebrado ,alta burocracia para fazer até uma simples manutenção

    1. O estado construiu, o estado geriu e operou, pq diabos o estado n pode continuar investindo? Papo mau caráter esse, metrô e cptm jamais devem ser extinguidos, é nosso capital intelectual de engenharia mais bem avaliado

  6. O Tarcísio está entregando o patrimônio de SP para os empresários, isto vai trazer sucateamento do transporte tarifas mais altas e desemprego, precarização da mão de obra. Enquanto isto ele está sucateando o transporte público.

  7. nem o da linha 1 vai sair. não tem nem esboço ainda.
    só saiu o tic da linha 7 pq já estava no forno há um bom tempo, inclusive demorou pra sair justamente por causa da atuação de Tarcísio enquanto ministro.
    acho q nem a concessão das linhas 11,12 e 13 saem. o projeto não está maduro o suficiente. se sair, vai ser a toque de caixa, como maioria dos projetos de Tarcísio.

  8. As ações desse governo, totalmente despreparado para questões de mobilidade urbana serão sentidas, infelizmente, somente após esses picaretas estiverem longe de SP. Acreditar que alguma empresa vai construir uma linha toa de Metro, a troca de operar uma linha pronta e ser muito inocente ou ser muito incompetente, para não dizer outra coisa. Vide linha 6, que talvez seja o modelo mais correto e que está aí faz quase 15 anos em construção. Linha 20 levará uns 20 anos, enquanto isso, o tal investidor mamando 150 milhões mês, com a Linha 1.

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