A Metrô BH, concessionária do sistema metroferroviário de Belo Horizonte e Contagem, completou um ano de operação. Com a promessa de revitalizar e expandir o sistema, a empresa tem atuado em diversas frentes.
A empresa é controlada pelo Grupo Comporte que também detém a operação do VLT da Baixada Santista e futuramente da Linha 7-Rubi e Trem Intercidades por meio da C2 Mobilidade Sobre Trilhos.
O pacote de melhorias para o Metrô BH é da ordem de R$ 3,9 bilhões. Para a Linha 1 deverão ser realizadas melhorias em todas as estações, através de sua modernização, bem como melhorias em sistemas, vias, rede de suprimento elétrico e outros.
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Segundo a concessionária, a confiabilidade do sistema aumentou. A média de evacuações caiu de 30 ocorrências mensais para apenas uma. O tempo de percurso caiu de 55 para 46 minutos entre as estações terminais. O atraso em viagens caiu de 35 para apenas três ocorrências.
Modernização de sistemas
A partir de novembro de 2023, a concessionária iniciou o processo de renovação de sistemas. As melhorias de via permanente envolvem troca de trilhos, aparelhos de mudança de via, dormentes, lastro e fixações.
O objetivo é obter níveis mais elevados de velocidade e redução de ruído durante o trânsito dos trens. A diminuição dos intervalos e a queda de intervenções corretivas no horário operacional também são metas da empresa.
Em relação ao sistema de energia, a concessionária foca na troca de equipamentos como chaves seccionadoras, além da substituição de fios, postes e elementos de sustentação. Itens como estes aumentam a confiabilidade e durabilidade do sistema.
O cronograma da empresa estabelece que a conclusão dos serviços de modernização de rede aérea entre Eldorado e Vilarinho ocorra até março de 2026. Já a modernização da via permanente será finalizada em março de 2027.
Modernização de estações
Em dezembro de 2023 a concessionária iniciou a revitalização das estações Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho. A reforma contempla sistemas elétricos, hidráulicos, drenagem, iluminação, troca de pisos, banheiros acessíveis, etc.
O objetivo da empresa é finalizar a modernização destas estações até 2025. As demais paradas deverão passar pelo mesmo processo com previsão de entrega em 2026.
Uma nova estação deverá ser implantada na Linha 1, Novo Eldorado, adicionando mais 1,6 km ao sistema dentro de dois anos.
Linha 2
A concessionária Metrô BH deverá ainda realizar a reativação de um trecho ferroviário que fará parte da Linha 2. Segundo a empresa, as obras deverão ocorrer no primeiro semestre de 2024.
O novo traçado contará com sete novas estações ao longo de 10,5km de extensão. Serão construídas as paradas Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
O atendimento deverá beneficiar 50 mil passageiros diariamente. Ao final do processo de modernização, o Metrô de Belo Horizonte beneficiará 270 mil passageiros diariamente.
Digitalização
Enquanto as obras ocorrem, a concessionária trabalha no processo de digitalização do sistema. Em setembro de 2023 a bilhetagem digital foi adotada.
Os passageiros agora podem adquirir passagem por meio de aplicativos, além de usar cartões por aproximação nas modalidades débito e crédito.
Estações e trens contam com wi-fi gratuito. Por meio de aplicativos o passageiro também tem acesso a posição dos trens em tempo real, tornando as viagens mais previsíveis.
… E sem grandes catástrofes, ao contrário da nossa querida e amada ViaCalami-cof-Mobilidade
mas você quer comparar a bomba que estava a linha 8 9 sem os investimentos básicos que a CPTM não fazia nas duas
CPTM fazia mais investimentos do q VM vem fazendo, e as linhas estavam em melhores condições doq estão agora
Eu só espero que esse Grupo Comporte não coloque essas cores horríveis nos 9500 da Linha 07 como nos trens do Metrô BH, que coloque cores mais leves e bonitas, como azul celeste nas máscaras dos trens e a cor creme como faixas laterais, algo semelhante ao que era a pintura dos trens da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, já que os trens de passageiros vão retornar para Campinas onde a Paulista atuava antes da Fepasa. Além disso, o mais importante é que a Linha 07 funcione a contento e muito melhor do que atualmente, pois se operar igual ou pior do que a Via Calamidade, a despeito de um tempo até maior de transição, embora eu ache um ano ainda pouco, seria um risco muito grande para a integridade da ferrovia porque o povo que usa a Linha 07 é muito mais intolerante do que aqueles que usam as linhas 08 e 09 e já vimos o que eles fazem com relação a isso nos anos 80, 90 e começo dos anos 2000, não pode haver muitas falhas e transtornos operacionais!
Na realidade não é metrô e sim trem metropolitano.
Metrô, trem, trem metropolitano viraram jargões políticos de tão parecidos que são.
Recentemente a Rádio Itatiaia de Minas Gerais publicou uma reportagem sobre a concessão intitulada “Continuou do mesmo jeito’, diz passageira do metrô de BH após um ano de privatização – Passageiros voltam a reclamar de superlotação e demora”
Assim em quem devo acreditar? No comunicado de imprensa da Comporte que o Jean Carlos publicou ingenuamente como se fosse matéria ou na imprensa mineira?
A Comporte está prestando um serviço pior que o da CBTU e está atrasando os investimentos prometidos por falta de caixa.
Será que futuramente a CRRC não se interessa em adquirir parte da participação societária não? Com a consonância de expertise da C2, eles podem agregar muito em modernização do material rodante e sistemas.
Um monte de gente está se esforçando pra levar seus comentários na esportiva, mas atacar o autor desse jeito já é demais. Tudo tem limite
Criticar uma “matéria” mal elaborada não significa atacar alguém.
Acredito que todos aqui esperam uma matéria com algum conteúdo, não a mera reprodução do comunicado distribuído pela concessionária (e que não corresponde ao mundo real, conforme apresentado pela imprensa mineira em diversas matérias).
Na “matéria” não há crítica, análise, contraponto, só a mera reprodução do comunicado de imprensa. Não há por exemplo menção ao fato da Comporte ter prometido obras da Linha 2 para março de 2024 e agora adia para maio de 2024. Segundo matéria recente da Bloomberg (intitulada “Trens de passageiros no Brasil? Projetos enfrentam barreira para atrair investidores”), há um temor no mercado que a Comporte não tenha recursos para tocar a concessão mineira e o TIC Paulista. Mas na “matéria” acima não há menção do fato.
nesse ponto tenho de concordar com o Ivo.
esse artigo aqui é basicamente a reprodução do comunicado oficial do grupo comporte, com algumas edições no texto para dar um tom mais pessoal ao artigo. quem leu sabe do que se trata.
só acho que o Jean deveria ter colocado no artigo que este era o comunicado oficial da empresa. ou colocado que o artigo se referia ao comunicado que ela soltou. serve como critica construtiva.
Passou dos limites atacar o autor da matéria , outra coisa não existe somente a CCR no país , ela sempre foi muito bem protegida por obras , deixa os outros grupos trabalharem , falta de caixa toda empresa tem . Parabens Jean Carlos , como sempre boas matérias.