Concessionária da Linha 11-Coral construirá a nova Estação Lajeado

Projeto prevê que a futura parada tenha plataforma centralizada. Estação terá quatro elevadores e oito escadas rolantes
Estação Lajeado da Linha 11 (CPTM)

A Linha 11-Coral deverá ganhar uma nova estação após a concessão das linhas do Alto Tietê para a iniciativa privada. Trata-se da nova Estação Lajeado.

A futura estação faz parte do empreendimento EST 010 – Construção da Estação Lajeado e estará localizada entre as estações de Guaianases e Antônio Gianetti Neto, com potencial para atender cerca de 22,9 mil passageiros por dia em 2040.

Lajeado terá três acessos, sendo eles na Estrada de Poá, na Rua Professor Cosme Deodato Tadeu e na Rua Leonilda Magrini.

Projeto da Estação Lajeado(SPI)
Projeto da Estação Lajeado (SPI)

Características

A Estação Lajeado será construída com plataforma central e mezanino elevado. Seus três acessos são conectados a uma passarela de livre passagem, tanto atuando como transposição das vias existentes.

As obras da estação deverão readequar o sistema viário existente. O contrato estabelece que projetos associados podem se relacionar com a estação. Um futuro terminal de ônibus poderá ser implantado próximo a parada ferroviária.

Projeto da Estação Lajeado (SPI)
Projeto da Estação Lajeado (SPI)

A estação deverá possuir quatro elevadores, sendo três deles para os acessos e um para a área interna da estação. Além disso, oito novas escadas rolantes deverão ser implantadas, além de escadas fixas.

Lajeado contará também com sanitários acessíveis, bicicletários, salas técnicas e estacionamento para funcionários. Ao todo a estação terá 8,3 mil m²

Projeto da Estação Lajeado (SPI)
Projeto da Estação Lajeado (SPI)

concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:

5 comments
  1. De acordo com a CPTM (Relatório de Administração 2013, página 49), o projeto funcional da estação Lajeado surgiu em 2013.

    Em quase 12 anos, será que nunca foi cogitado implantar essa estação com parte dos recursos investidos pelo estado na CPTM?
    Segundo dados da própria CPTM, o estado investiu nela entre 2013 e 2017 cerca de R$ 5,5 bilhões.

    Será que a CPTM não poderia procurar o BNDES e/ou a prefeitura de São Paulo para dividir os custos dessa obra?

    Agora é fácil empurrar tudo para concessões.

  2. Achei o projeto anterior bem mais interessante, com as plataformas laterais, os 3 acessos, a quadra de esportes e o viaduto na página do ferroviando, a CPTM poderia colocar estação com plataformas laterais também nas próximas PPP, mas tabom…

    só tomara que a empresa construa logo essas novas estações pra nossa linha que vai ajudar muito mais a locomoção dos passageiros, e que não seja a via mobilidade.

  3. Impressionante, mesmo com esta futura concessão, quando, oficialmente, as estações de Mogi (Jundiapeba, Bras Cubas, Mogi e Estudantes) sairão desta penumbra? Estações antigas e abomináveis cancelas que atrapalham uma cidade com quase 500 mil habitantes, estas porteiras são o cúmulo! Se um dia acontecer, infelizmente não verei acontecer, não nesse plano!

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