A Secretaria de Parcerias em Investimentos liberou nesta segunda-feira (17) os primeiros documentos pertencentes à consulta pública da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Dentro deste contexto foi revelada a frota patrimonial que irá circular nos ramais sob responsabilidade da futura concessionária. Ao todo serão disponibilizados 103 trens, sendo 101 operacionais.
Frota total da CPTM
A frota total da CPTM, até setembro de 2023, era de 181 trens-unidade. Destes, 78 trens circulam nas linhas 11, 12 e 13. São eles:
- Série 2000 (11 trens)
- Série 2070 (5 trens)
- Série 2500 (8 trens)
- Série 8000 (36 trens)
- Série 9000 (9 trens)
O contrato de concessão estabelece uma relação de acréscimo de trens para a concessionária. A frota deverá aumentar para 103 composições.
As principais mudanças são a remoção dos trens da Série 2000, possivelmente pelo processo de desativação, e acréscimo dos trens das séries 7000, 7500 e 8500 que foram cedidos à ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
A concessionária então receberia 19 trens da Série 7000, oito trens da Série 7500 e sete composições da Série 8500 como parte da frota complementar. Essa devolução é submetida a regramentos específicos condicionada a devolução pela concessionária que assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Trens baixados
As informações disponibilizadas dão conta que dois trens deverão ser repassados para a concessionária em condições de indisponibilidade ou imobilizados.
Uma das composições da Série 2070 (2091/2092-2093/2094) está parada, não sendo possível precisar o motivo da indisponibilidade dentro das informações disponibilizadas pela CPTM, segundo relatório de due diligence.
Outra composição da Série 8500 seria repassada em caráter de imobilização. Não se sabe exatamente qual trem e por qual motivo esta composição seria repassada nestas condições.
Cabe lembrar que alguns trens da CPTM se afetados em circunstâncias como alagamentos. O site também apurou que uma composição cedida à Viamobilidade passou por processo de canibalismo. A concessionária, em teoria, deve devolvê-la em condições operacionais para a CPTM.
Linha 10-Turquesa desfalcada?
Um dos grande problemas da concessão seria uma possível falta de trens na Linha 10-Turquesa. Do total de 35 composições, 17 (1 desativada) seriam repassadas para a concessionária das linhas 11, 12 e 13.
A Linha 10-Turquesa ficaria com um total de 18 composições disponíveis para a operação entre Luz e Rio Grande da Serra. A necessidade de frota para o trecho em 2022 era de 15 composições, sendo que 15 delas circulam nos horários de pico e 3 ficam como reserva.
Limite de vida útil
O relatório de due diligence aponta que da frota existente apenas duas séries não excederiam a vida útil de 40 anos. As composições das séries 8500 e 2500 seriam as únicas a passarem pela concessão dentro da vida útil.
Os trens das série 2070, 7000, 7500 e 8000 teriam seu fim de vida durante a concessão, em especial os trens da Série 2070, os mais velhos que serão repassados.
Novos trens
O contrato não estabelece de forma clara a compra de novos trens, mas faculta como possibilidade contratual, sendo classificado como investimentos adicionais da concessionária conforme cláusula 43.1.5.
A cláusula 4.2.4 do Anexo 2.F estabelece que, mediante justificativa técnica e econômica, a compra dos novos trens pode ser proposta ao poder concedente, de forma que o estado compre os novos trens segundo as características técnicas do contrato.
Não é citado em qualquer momento se o evento de compra de novos trens ensejará reequilíbrio de contrato, uma vez que esta compra é completamente incerta em termos jurídicos, mas tecnicamente importante para a operação de longo prazo.
Interessante a Matéria, Muito Bem! Deu pra Entender Bastante Coisa! Excelente Como Sempre
Acredito que no final os 2070 não entram no contrato e que os 8500 em sua totalidade vão continuar na L10
Acredito que em um futuro próximo os 2000 sejam totalmente baixados, os 7000 e 7500 sejam alocados na linha 12 com os 2070, os 8500 sejam alocados na linha 10 em sua totalidade e os 9000 retornem a linha 11 para reforçar a frota para a extensão até a Barra Funda., juntamente com os 8000.
Algumas coisas são certas.
Estado terá que botar a mão no bolso pra desonerar o ente privado de investimentos (na minha concepção, parceria público privada nao tem lógica alguma sendo dessa forma) e com certeza mais do que absoluta, a linha 12 será a renegada volume 2, ficando com refugo operacional pra variar (sou usuário da linha e acho ridículo essa postura de sempre nos deixar com as literais “sobras” das outras linhas).
Toma lá da cá, a forma de governar da direita…..
Concessionaria não terá nenhuma obrigação em comprar novos trens, nem de implantar a nova sinalização ATO ou CBTC, tudo a cargo do Estado.
Assim é facil mesmo se livrar do abacaxi….
A CPTM está ha mais de 10 anos tentando concluir o CBTC e o ATC em suas linhas, sem perspectiva alguma de terminar…
Detalhe: ela ja torrou milhões de dinheiro público nessa empreitada…
Já esquerdi5ta gosta mesmo é do Estado enfiando imposto em cima de pobre mas isentando os cupinchas milionários…
” R ” Me diz uma coisa, repassando as linhas para a concessionária o que vai mudar ??? Se mesmo na mão da concessionaria o governo vai continuar gastando Milhões e Milhões de dinheiro público ?? Mesmo na mão da concessionária quem vai pagar vai ser o passageiro, vai ser o mais pobre. Ou vc acha que a concessionária é boazinha e vai fazer alguma melhoria para o passageiro?? Ela vai é cobrar mais e mais do governo por qualquer servicinho meia boca que fizer, vai meter a mão no dinheiro público.
isso a direita sabe fazer muito bem. se a esquerda faz, aprendeu com voces !
fala aí pra mim das terras invadidas pelo agro em SP que tarcisio quer regularizar dando desconto de 90%? e da liberação de ICMS de igrejas e pastores que podem adquirir bens de luxo livres de impostos?