A Linha Universidade, nova concessionária que construirá e operará a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, receberá do Governo Federal mais de R$ 1 bi em incentivos fiscais para tocar a obra, que terá 15,3 km de extensão e 15 estações.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a empresa, que pertence à construtora espanhola Acciona, passou a se enquadrar no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) que reduz o PIS e Confins que incidem sobre a compra de bens e serviços para a implantação de determinados projetos de infraestrutura.
“Incialmente, o valor a ser investido pela concessionária na obra do metrô seria de R$ 13,05 bilhões. Com o enquadramento na Reidi, o montante passa para R$ 11,96 bilhões, o que corresponde a incentivos fiscais de mais de R$ 1 bilhão”, diz nota enviada pelo governo Bolsonaro.
Segundo o texto, a Linha Universidade fará a aquisição de 23 trens com capacidade de transporte de 1.620 passageiros. Durante a implantação do projeto, serão gerados mais de 7 mil empregos diretos.
A Linha 6-Laranja irá ligar em um primeiro momento a estação São Joaquim, da Linha 1-Azul do Metrô, ao bairro de Brasilândia, na zona norte da capital paulista, conectando-se também às linhas 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, e 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM. Ela terá capacidade para transportar mais de 630 mil passageiros por dia.
As obras devem ser retomadas a partir de 6 de outubro, depois que a antiga concessionária Move SP suspendeu seus trabalhos em 2016. A previsão agora é que a linha esteja em operação em setembro de 2026.
Olha aí o dinheiro dos desvio da pandemia do covid19… Vai virar a linha laranja… O nome condiz neh….
Oalkimin enganou todo ate parece que da pra fazer um monotrilho ensima de um rio fedorento e levar ate o Abc
Linha 18 e 17? Melhor elas do que um BRTzinho