O Metrô entregará nesta quarta-feira, 6, uma nova escada rolante e uma nova escada fixa na estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde. Ambas estão localizadas para acesso a plataforma 2 (oeste), partindo do mezanino.
Os novos equipamentos foram feitos para facilitar o deslocamento e melhorar o fluxo de passageiros e fazem parte do conjunto de obras de ampliação do complexo de estações da Vila Prudente (linhas 2-Verde e 15-Prata) que prevê um investimento total de R$ 56,7 milhões.
Já foram entregues, até o momento, novas escadas fixas e escadas rolantes na plataforma 1 da estação da Linha 2, além do novo canal de ventilação interna. O local também ganhou seis novas escadas rolantes da interligação entre as linhas 2-Verde e 15-Prata.
Em andamento, o Metrô deve entregar ainda em 2024, mais uma escada fixa e uma escada rolante também entre a plataforma 2 e o mezanino, um novo canal de ventilação interna e readequação das salas operacionais.
Para o início de 2025, será inaugurada uma nova área comercial externa com jardins, que abrigará lojas e serviços, ampliando as comodidades disponíveis aos passageiros da estação.
Todo o conjunto de obras de ampliação do complexo Vila Prudente é necessário devido ao aumento de fluxo de passageiros que deve ocorrer com a entrega das ampliações das linhas 2-Verde e 15-Prata nos próximos anos.
ficou show de bola as melhorias, realmente nos horários de pico a estação está ficando muito cheia e o controle de fluxo de passageiros nao e muito bom.
Claro, vila prudente foi projetada para ser uma estacao simples e a linha chegar ate no minimo a Penha.
Na pratica ela esta operando como terminal da linha verde ha quase 15 anos e ainda fazendo integração com um monotrilho que nao estava projetado. Por isso a estação era tao ruim.
Agora com esses ajustes a estação fica minimamente preparada para o cenario atual – super diferente do cenário originalmente projetado
A Estação Vila Prudente (L2–Verde) deveria ter sido concebida, desde a sua inauguração, com espaço (túneis) e AMV (aparelho de mudança de via), após a estação (sentido Penha), para manobra de trens. Até a vazia Estação Terminal Vila Madalena tem desde o início!
É incrível como qualquer estação terminal da rede de metrô tem mais estrutura, nesse sentido, do que V. Prudente da L2.
Essa desculpa de não fazer área de manobra em V. Prudente por conta da expansão projetada desde o começo NÃO se justifica! Se fosse assim, então não teriam feito uma baita laje (onde o monotrilho manobra), na L15, entre V. Prudente e Ipiranga, visto que já havia o projeto para expansão até o Ipiranga.
No fim das contas, a estação da L2 terá ficado por pelo menos 17 anos (!!!) com trens fazendo o vulgo “bate e volta”.
Desde que se projetou o monotrilho (que se sabia que traria mais demanda para V. Prudente), já deveria ter pensado em se prolongar os túneis da L2, após V. Prudente, em poucas centenas de metros, para a instalação de uma área de manobra.
Aliás, esses túneis agora já existem (entre a atual estação e o VSE Falchi Giannini). Mas certamente não deve haver interesse em instalar agora um AMV ali.
Pelo visto, o “bate e volta” dos trens não vai acabar tão cedo.