Como estão as obras da nova Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante

Trabalhos estão sendo executados pela Cahenri Engenharia sob contrato com a ViaMobilidade
Estação Ambuitá (Reprodução)
Estação Ambuitá (Reprodução)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, está avançando com as obras da Estação Ambuitá, a penúltima do ramal que liga Júlio Prestes à Amador Bueno.

Em vídeo divulgado pela Cahenri Engenharia, empresa responsável pela obra, é possível ver avanços importantes na construção da edificação principal da estação.

Construção da Estação Ambuitá (Reprodução)
Construção da Estação Ambuitá (Reprodução)

A edificação principal, com dois pavimentos, está com suas estruturas principais concluídas. No nível térreo deverá ser alocado o acesso principal da estação.

Ao mesmo tempo, avança a edificação que dará acesso à plataforma no sentido Itapevi. A Estação Ambuitá contará com plataformas laterais e um túnel subterrâneo que permitirá o acesso para as plataformas.

A construção desta nova estação, desativada pela CPTM devido sua precariedade, é uma das obrigações assumidas dentro do contrato de concessão.

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A partir de sua operação, prevista para 2025, o trecho que funciona de forma gratuita deverá ser tarifado. Em contrapartida, não haverá a necessidade de integração na Estação Itapevi.

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16 comments
  1. Com a Estação Ambuitá em operação, a extensão da Linha 08 obrigatoriamente terá que ter trens usando as duas vias e não só uma e com intervalos reduzidos, além da supressão da maioria das passagens de nível, o serviço terá de subir de patamar naquela extensão! O ideal seria também tirar os ônibus que fazem o mesmo percurso por uma rodovia apertada, ou pelo menos implantar umas baias para ônibus perto da nova estação e prestar serviços com eles a partir dali para que não haja concorrência com o trem e sim uma alimentação da Linha 08.

  2. Uma vergonha vergonhosa a VIA MOBILIDADE não ter iniciado ainda a reconstrução TOTAL da estação ANTONIO JOÃO, da mesma linha 8, que tem a mesma estrutura de muitas décadas de abandono e desleixo. MPE e MPF deveriam mover ação CÍVEL e CRIMINAL contra a VIA MOBILIDADE para que eles se mexam e tratem deste abandono de décadas!

    1. O projeto de reconstrução da Estação Antônio João se arrasta desde do tempo da CPTM e eles ainda terão de reconstruir a estação da Lapa e fazer integração com a futura Estação Água Branca que será feita junto com o grupo Comporte que assumiu a Linha 7 Rubi.

    2. Dizem que quem ”empata” a reconstrução dessa estação é a própria prefeitura de Barueri. A CPTM apresentou um projeto na década passada e a prefeitura de lá rejeitou.

    3. O lado bom de ter isso nas mãos da iniciativa privada, é que você tem a quem processar. Quando está nas mão dos estado você vai processar quem? O próprio estado?

      1. Sim ué, como sempre ocorre, o estado não é uma coisa só, da mesma forma q qualquer trabalhador público pode processar o órgão em que trabalha

    4. Não sei se tu realmente está falando serio ou simplesmente tem esse “ódio” pela ViaMobilidade, por ser um estadista concurseiro sindilover, mas enfim, o caso da estação Antônio João vem desde antes da ViaMobilidade, sendo que projetos de reforma de modernização (sim reforma e não reconstrução) vem desde 2005, e por causa da prefeitura de Barueri (sim, porque embora a CPTM seja uma autarquia estadual, as estações são de responsabilidade municipal) não saiu do papel, só para efeito comparativo, a estação Ambuitá só foi reconstruída recentemente, pois a prefeitura de Itapevi liberou a construção da estação, e mesmo a ViaMobilidade sendo obrigada a reformar a estação (sim, reformar e não reconstruir a mesma, já que nem a CPTM na época via necessidade de reconstruir a estação) em contrato, ela não pode fazer nada sem o aval da prefeitura de Barueri, e outra coisa, acionar o MPE e o MPF para mover ação cível e criminal por causa que a ViaMobilidade ainda não começou a reforma da estação, sendo que a mesma recebeu uma estação que a décadas não passa por uma reforma é bem exagerado, afinal, quem deixou a estação abandonada de reforma foi a própria CPTM, e olha que ela teve quase 30 anos a frente dessa linha, enfim, creio que seu comentário é mais um sinal de ódio pela ViaMobilidade, do que por uma constatação de fatos.

  3. Vai ter que ter integração sim, porque não vão ter trens de 8 carros lá, ai continuar sendo uma extensão operacional.

  4. Pelo tamanho deve continuar a extensão operacional porque pela imagem essa estação só comporta 4 carros.

  5. Para aqueles que diziam que a ViaMobilidade só visaria os lucros, que não reinvestiria na linha, está ai uma noticia que deixa esse povo mordido de raiva, já que em dois anos, a ViaMobilidade está fazendo o que a 14 anos a CPTM não fez, reconstruir a estação Ambuitá, e obvio, diferente de CPTM, não vão levar mais de 10 anos para construir a estação, assim como foi no caso de Mendes-Vila Natal e Varginha, e para aqueles que acham que a estação vai comportar somente trens de 4 carros, por causa dessa obra, entendam, o que está na foto é o prédio operacional, e o prédio nada diz a respeito das plataformas, que pelo que vejo, vão ser construídas posteriormente, o que dá margem a construção de plataformas próprias para trens de 8 carros, fora que, com a adição das catracas e bilheteria, é bem provável que a estação Ambuitá seja a ultima estação da linha 8-Diamante numa linha Palmeiras/Barra Funda – Ambuitá, e a estação Amador Bueno seja gratuita e com a integração paga em Ambuitá, como funciona hoje com a estação Itapevi (ou mesmo futuramente a estação Amador Bueno seja a estação terminal da linha 8-Diamante.

    1. A Linha 8 será sempre Itapevi-Julio Prestes. A extensão operacional Amador Bueno-Itapevi continuará como está, dado que sua demanda minúscula não justifica sua incorporação ao trecho principal.

      Hoje os passageiros da extensão que desejam seguir viagem pelo trecho principal fazem integração paga na estação Itapevi. Quando a estação Ambuitá for reinaugurada, eles pagarão passagem nas estações da extensão e farão integração gratuita em Itapevi.

    2. A extensão vai continuar normal, e o vídeo da própria construtora afirmou o tamanho da plataforma, que só comporta trens de 4 carros…

      Só pensar, se teoricamente a linha principal fosse incorporada na extensão, não acha que tanto Santa Rita quanto Amador estariam recebendo intervenção? E outra, porque pararia em Ambuitá quando Amador tem mais demanda e um pátio pra manobra?

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