A Linha 10-Turquesa, conhecida por possuir muitas estações antigas, tem recebido intervenções da CPTM para adequar as paradas a um nível de acessibilidade e conforto exigidos pela legislação.
O site conferiu o avanço das obras nas estações São Caetano do Sul e Utinga no último dia 07. As melhorias estão sendo realizadas de forma gradual sem a interrupção da operação.
Na estação de São Caetano é possível constatar uma série de ações no piso da estação. Na plataforma 6 a superfície está coberta por ranhuras, o que pode indicar a instalação de novos pisos.
A cobertura em alguns pontos foi removida para ser reinstalada futuramente, enqunato que em alguns locais já é possível ver parte das novas estruturas montadas. Também seguem as melhorias nos acessos e a construção de novas edificações.
Na estação Utinga já está ocorrendo o início do alteamento do piso da estação. O processo foi iniciado pela plataforma sentido Jundiaí na extremidade sul.
As saídas da estação também estão sendo readequadas. A passarela de transposição entre as plataformas, que atualmente é utilizada apenas para quem está na área livre, está passando por melhorias.
O contrato das estações São Caetano e Utinga é de responsabilidade do Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A. As empresas também são responsáveis pela adequação das estações Prefeito Saladino e Capuava.
O custo do contrato para a readequação das estações de São Caetano do Sul e Utinga foi de R$ 52,2 milhões. O prazo contratual é de 30 meses, sendo 18 meses para obras e 12 meses para a operação assistida.