A estação Luz é um dos principais pontos de conexão do sistema metroferroviário. Com seis linhas à disposição, a parada recebe milhares de passageiros todos os dias.
Apesar da grande demanda, a estação já mostra sinais de saturação. Quem utiliza os serviços da CPTM percebe que, por mais que os intervalos tenham diminuído e as viagens se tornado mais rápidas, o principal gargalo é a transferência com o Metrô.
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Para viabilizar melhorias no fluxo de passageiros da estação, a CPTM está promovendo uma reestruturação de grande porte na estação que incluirão a reformulação de um dos acessos e a construção de um novo túnel.
O site esteve nas obras da estação e traz com detalhes o movimento das obras e as tecnologias empregadas para solucionar esta questão.
Status atual
A estação da Luz da CPTM é responsável pelo transporte de 2,9 milhões de passageiros todos os meses, sendo uma das maiores pontos de conexão da malha metroferroviária.
No horário de pico, cerca de 46,8 mil passageiros utilizam da transferência existente entre as linhas de trem e as de metrô. Há alguns anos foi criado um corredor de conexão com 8,74 metros para dar conta da vazão.
Porém, estudos recentes feitos pela CPTM indicam que esta conexão já está defasada. Seria necessário um túnel com pelo menos 15,5 metros para dar conta da demanda atual. Eis então a necessidade de uma solução.
Contrato
A CPTM firmou o contrato junto ao Consórcio Construtor Túnel Luz para realizar em 36 meses as obras para a construção de uma nova passagem ligando o saguão oeste até a Linha 4-Amarela. O valor das obras é de R$ 59,9 milhões
Para além da construção do túnel, a CPTM realizará uma série de reformulações na plataforma central, no corredor de integração atual e no acesso para a Avenida Cásper Líbero
A plataforma central da estação Luz deverá receber melhorias com dois novos grupos de escadas e reformulação nas escadas atuais. Na extremidade leste dos saguões serão implantadas duas novas escadas fixas, ou seja, quatro novas escadas fixas na plataforma central.
Na extremidade oeste de cada um dos saguões uma das escadas fixas será substituída por escadas rolantes, ou seja, a estação contará com duas novas escadas rolantes melhorando a vazão da plataforma de maneira substancial.
No que se refere aos sanitários, a CPTM irá ampliar a capacidade dos mesmos além de realocá-los em uma região que gere menos interferências. Duas novas escadas de acesso serão adotadas e banheiros acessíveis serão construídos.
O acesso da Avenida Casper Libero será completamente reformulado. A antiga entrada foi completamente demolida e será ampliada. Novos elevadores, escadas fixas e rolantes serão adotadas. Além disso, o saguão oeste será ampliado para permitir mais melhorias no fluxo de passageiros.
As obras
A intervenção realizada necessitou de trabalhos especiais para garantir uma boa execução das obras. Foi realizado, previamente às escavações, um trabalho arqueológico para a remoção de elementos históricos.
No acesso Casper Libero foi realizado o trabalho de execução de vigas de coroamento apoiadas em pilares com 80 cm de diâmetro. Essa estrutura fará a contenção do solo. Vigas de travamento são implantadas para conferir maior estabilidade para a estrutura, além de servir de base para a nova área na superfície.
Mais adiante está o poço de ataque para as obras do túnel. A função desse poço é criar a ligação entre a superfície e a área de escavação facilitando a execução das obras.
O túnel está sendo executado pelo método de escavação NATM. Neste método a escavação avança de forma faseada, com a retirada de material de determinadas áreas do túnel, reforço com telas metálicas e concreto projetado.
Para permitir maior segurança nas escavações, são realizadas enfilagens no solo que são preenchidas com concreto e vergalhões de fibra de vidro. O material possui resistência semelhante aos vergalhões de aço.
Uma das características marcantes do túnel é sua leve rampa descendente entre a área da CPTM e a Linha 4-Amarela. O túnel deverá ter 125 metros de comprimento e largura de 9 metros.
No geral esta é uma obra bastante robusta e que envolve a participação de mais de 60 funcionários diretamente ligados ao empreendimento. Segundo a CPTM as obras do novo túnel já preveem um aumento da demanda, ou seja, está dimensionada para suportar o aumento do fluxo de passageiros.
Muito bom matéria, rica em detalhe. Obrigado por compartilhar.