A NT Expo é o maior evento empresarial metroferroviário da América Latina que reúne empresas, fabricantes de trens e fornecedores do setor que tem como principal objetivo oferecer serviços e materiais para as empresas que operam ou constroem ferrovias.
Dentro deste contexto, a exposição é um termômetro que mede, além dos investimentos no setor, a evolução tecnológica de componentes e equipamentos.
O site esteve na exposição, que foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março em São Paulo. Destacamos neste artigo algumas das inovações e produtos que podem fazer a diferença tanto para os operadores, quanto passageiros, que são beneficiados com tais melhorias.
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Railbotic
A empresa trouxe para a NT Expo o veículo de inspeção de via permanente. Este veículo é o mesmo que foi utilizado pela ViaMobilidade para a inspeção das Linhas 8 e 9.
O veículo de inspeção é concebido com uma série de componentes que permitem a realização de diversos levantamentos da via permanente. Em vez de se adquirir um equipamento de grandes proporções, como um carro controle, o veículo de inspeção oferece vantagens em relação ao seu tamanho e preço.
Dentre as principais medições realizadas pelo equipamento estão:
- Perfil de trilho
- Geometria de via
- Gabarito de via 2D e 3D
- Imagens (Cameras)
- Avaliação por Inteligência Artificial
- Geometria de Catenária (Rede Aérea)
- Inspeção de AMV
- Mapeamento georreferenciado
- Uso em diferentes bitolas
- Moto autônomo (autopropulsionado)
De forma bastante sucinta, o equipamento dispõe de vários sensores que capturam diversos parâmetros importantes para a manutenção das vias.
O mapeamento via satélite consegue apontar a localização de defeitos e o sistema de IA atua como instrumento de manutenção preditiva, gerando economia e melhor gerenciamento na manutenção.
Empretec
A Empretec é uma empresa brasileira sediada em Guarulhos na Grande São Paulo. Atualmente a empresa tem ganhado destaque com o fornecimento de equipamentos de manutenção para a ViaMobilidade e também com a Composição de Manutenção de Rede Aérea fornecido para a CPTM.
Dentre os principais destaques da Empretec estão os veículos rodoferroviários e os veículos de manutenção ferroviários. A empresa possui vários contratos fechados para empresas no Brasil e América Latina.
Os veículos rodoferroviários são adaptações realizadas em caminhões e caminhonetes que passam a desempenhar papel na ferrovia. Seus usos podem ser diversos.
A vantagem destes equipamentos é a ampla possibilidade de personalização, podendo atender a diversos usos. A manutenção é um outro ponto importante uma vez que boa parte das peças são nacionalizadas.
Os veículos ferroviários possuem diversos tipos de utilização. Destacamos aqui o veículo de capina química e os caminhões de linha que foram fornecidos ao Metrô.
Alguns dos veículos incorporam sistemas de controle remoto que possibilitam operar o equipamento e seus componentes de forma segura e precisa. A empresa consegue desenvolver projetos sob medida dependendo das finalidades e utilização.
CRRC
A CRRC é uma empresa estatal chinesa que realiza a fabricação de diversos tipos de trens. Foi esta empresa responsável pela fabricação dos trens da Série 2500 da CPTM que operam na Linha 13-Jade.
Durante a NT Expo, a empresa exibiu um vasto portfólio de material rodante. Locomotivas, VLTs, composições para Metrô, trens de longo percurso e inclusive o novo trem de levitação magnética.
Destacamos aqui dois modelos que podem ser bastante viáveis nos próximos anos em São Paulo. Os TUEs regionais são composições de quatro a oito carros que operam em velocidade de até 160 km/h.
A empresa forneceu estes modelos para uma linha que faz a ligação para o aeroporto de Pequim, capital da China. O modelo possui poltronas e capacidade para operação autônoma, além de tomadas USB para o uso dos passageiros. É um modelo que em tese seria viável para o TIC de São Paulo a Campinas.
Outro modelo é a nova geração de trens para metrôs. A CRRC aposta em veiculos que são até 35% mais leves e que conseguem economizar ainda mais energia, inclusive contando com sistemas de captação de energia solar.
Para além dos benefícios técnicos, os novos trens oferecem uma ambientação bastante agradável. Telas e OLED estão dispostas ao longo de todo o salão e existe a possibilidade de ofertar internet através de uma rede de WiFi dedicada.
Os trens são projetados para operar em até 100 km/h e tem capacidade para 960 pessoas (quatro carros). O nível de automação é o GoA4 (UTO), o mesmo dos trens da Linha 4-Amarela e 15-Prata. O modelo poderia ser um candidato promissor para a licitação de 44 novos trens do Metrô de São Paulo.
Grupo Boslooper
O Grupo Boslooper é uma empresa brasileira que atua em quatro segmentos, incluindo o ferroviário. A empresa sediada em Curitiba trouxe para a NT Expo soluções tecnologias aplicadas ao território.
Dentre vários projetos apresentados, destacamos duas soluções que propõem facilidade para os operadores ferroviários.
A primeira é o PN Vision. Este produto traz uma série de incrementos tecnológicos para as chamadas passagens em nível. Algumas das suas principais características são a detecção do trem por doppler com redundância de sensores, filmagens por câmeras e captação de eventos, integração com semáforos, gerenciamento remoto e interface para avisos pela web ou celular.
Em suma, a PN Vision agrega um sistema informatizado para o controle gerenciamento das passagens em nível, trazendo maior confiabilidade ao sistema e segurança na operação.
O DQB (Detector de Queda de Barreiras) é um equipamento capaz de detectar interferências do meio externo que possam afetar a operação dos trens. O item basicamente é uma espécie de “muro” com diversos cabos tensionados capaz de verificar se elementos penetraram a área a ser protegida.
O equipamento possui monitoramento remoto de forma que seja possível identificar as interferências em trechos críticos. Ele pode ser utilizado para verificar, por exemplo, quedas de árvores. Numa outra situação o equipamento pode ser utilizado para fins de segurança da faixa de domínio evitando ocorrências de segurança pública.
Sécheron
A Sécheron é uma empresa baseada na Suíça e atua com o fornecimento de equipamentos e sistemas de energia elétrica. Alguns de seus componentes podem ser facilmente encontrados em trens e subestações.
Um dos principais destaques da empresa é o sistema para operação e manutenção inteligente, o IOMS. Este produto pode ser aplicado, por exemplo, em sistemas de alta tensão auxiliando na operação e gerenciamento dos ativos.
O IOMS é composto por dois módulos principais. O primeiro é o módulo de operação inteligente que realiza o monitoramento de alarmes e equipamentos, verifica o consumo de energia e consegue analisar falhas em seus diversos aspectos.
O módulo de manutenção realiza funções como agendamento de ações de manutenção com base nos eventos de cada equipamento e também nos tempos previstos pelos fabricantes, organização de cronograma e produção de relatórios técnicos.
Em resumo, o sistema reúne sistemas inteligentes para prever falhas e um módulo de gestão para melhor organização das atividades.
CAPI
A CAPI Controle e Automação é uma empresa sediada em Americana, no interior de São Paulo. A empresa traz soluções simples, mas bastante eficazes no que tange a medição de equipamentos ferroviários.
Destacamos dois equipamentos bastante promissores. O primeiro deles é o perfilômetro de trilhos a laser. Este equipamento pode realizar a medição do formato dos trilhos para verificar seu desgaste.
As medições são realizadas por um equipamento estacionário com sensor a laser que captura os dados com precisão de até 0,1 mm. Destaca-se a velocidade de medição, que é realizada em apenas três segundos.
O segundo item é o perfilômetro de rodas a laser. Usando a mesma lógica do primeiro equipamento, este consegue realizar a medição do perfil das rodas e inclui ferramentas como o cálculo de torneamento mínimo para a recuperação do perfil ideal.
Em ambos os equipamentos os dados são armazenados e podem ser comparados com os perfis de referência. No geral, os produtos geram maior agilidade e precisão nas ações de aferição.
Metrô Consulting
Por último destacamos a presença do Metrô de São Paulo através do Metrô Consulting. A ideia é que a estatal possa fornecer serviços para outras operadoras de transporte em diversas áreas.
Os destaques da consultoria feita pelo Metrô estão na análise econômica e financeira, projetos de engenharia, metodologias de gestão, operação e manutenção em âmbito metroferroviário.
Durante a NT Expo a empresa expôs o seu sistema de gerenciamento de manutenção e controle de ativos, o mesmo que está implantado no novo CCM. A ideia é reforçar o papel e a expertise do Metrô no gerenciamento de sistemas de transporte sobre trilhos.
Nem fiquei sabendo
Estive lá no dia 1 de março, vi tudo isso e entrei no Prosper VLT da Marcopolo e soube que o Chile encomendou algumas unidades quase iguais aquela que estava na feira, mas a que foi testada no Rio Grande do Sul está lá parada ainda aguardando a definição do que vão fazer com ela! Deveriam levar aquele VLT para ser testado no Rio de Janeiro nos ramais de Guapimirim, Vila Inhomirim e Magé, pois o governador e o pessoal da SuperVia manifestaram interessante em implantar VLTs a diesel naqueles ramais e o Prosper VLT seria o ideal na modernização deles, fora a intenção de retomar o trem para Petrópolis, mas se a Marcopolo puder adquirir a expertise para trens leves e modernos de montanha como a suíça Stadler, aí poderia participar dessa concorrência também!