A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está realizando obras de melhorias em suas estações, parte do plano de investimentos da concessão.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Uma das estações que estão em processo de modernização é a de Comandante Sampaio, da Linha 8-Diamante, localizada no município de Osasco. Assim como boa parte das estações construídas pela Fepasa, suas estruturas não foram concebidas para os padrões de acessibilidade hoje aplicados.
Dentre os principais compromissos assumidos pela ViaMobilidade para a reforma da estação Comandante Sampaio, estão:
- Adoção de três novos elevadores
- Adoção de seis novas escadas rolantes
- Novos corrimãos e canaletas para transporte de bicicletas
- Melhoria na linha de bloqueios com acessibilidade
- Piso tátil
- Vestiários modernizados
- Banheiros revitalizados incluindo acessibilidade
- Pintura, troca de pisos, forros e cobertura
- Implantação de novas salas operacionais e SSO
- Acesso para pedestres e veículos melhorado
- Regularização da altura e vão entre as plataformas e os trens
Diferentemente das estações de Lapa e Imperatriz Leopoldina, a ViaMobilidade vai investir em equipamentos de maior conforto como escadas rolantes. Estes itens não são necessários para se atingir a plena acessibilidade, mas poderão melhorar a comodidade de quem usa a estação todos os dias.
O site esteve presente na estação e traz imagens das obras e intervenções que estão sendo realizadas pela concessionária.
Acho que a ViaMobilidade tem feito tudo de maneira correta, só esperar que as duas linhas vão estar novas em alguns anos …
você está sendo irônico né? Falhas atrás de falhas, algumas gravíssimas como abrir portas do lado errado e trem “fantasma” andando sozinho.
Isso que estão fazendo nas estações não passa de mera obrigação.
Essas falhas é que eu não consigo entender, os caras estão gastando uma nota em manutenção e tudo continua ruim… Acho q com o tempo tudo vai se ajeitar, depois de terminarem todas as obra, lá por volta de 2026 e quando receberem todos os trens …
A resposta é que a ViaMobilidade achou que seria moleza assumir as Linhas, pensou que a operação seria “fácil” como a Linha 5 Lilás, mas ignoraram que as Linhas Ferroviárias possuem particularidades que as Metroviárias não possuem, e olha que assumiram as melhores Linhas, queria ver se pegassem a Linha Safira por exemplo….
lembrando que as Estações Lapa e Comandante Sampaio, não tem tem elevadores e nem escadas rolantes.