Confira como estão os projetos de expansão da rede de metrô em São Paulo

Relatório do Metrô mostra status e planos que incluem quatro novas linhas além de outras quatro em construção
Obras de expansão da Linha 2-Verde (Jean Carlos)
Obras de expansão da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

A expansão e melhoria da rede metroviária passam pela definição, projeto e implantação de diversos empreendimentos. Sejam novas linhas, adequações em estações, tudo está ligado para a evolução consistente da rede.

Atualmente o Metrô opera as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Apesar disso, a companhia gerencia projetos em linhas sob responsabilidade pela iniciativa privada (Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás) e também projeta futuros ramais. Veja como estão os principais empreendimentos para cada trecho, segundo dados divulgados no Relatório Integrado de 2022.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Linha 1-Azul

A primeira linha de metrô em São Paulo deverá receber importantes melhorias em algumas estações em decorrência da implantação de novas integrações. É o caso da estação São Joaquim.

Com a chegada da Linha 6-Laranja ao centro de São Paulo, a estação São Joaquim precisará ser ampliada para poder comportar a demanda futura de passageiros que irão utilizar a estação.

A integração deverá mudar parte da dinâmica operacional, podendo atrair viagens antes não previstas para esta estação. Atualmente a ampliação da estação São Joaquim encontra-se na fase de elaboração do projeto básico.

Ampliação da estação São Joaquim (CMSP)

Linha 2-Verde

Atualmente estão em curso as obras de expansão entre a estação Vila Prudente e Penha. As novas estações irão atender a Zona Leste de São Paulo e se integrarão com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM.

Essa integração tem potencial para transformar de forma radical na dinâmica de deslocamentos pela rede sobre trilhos. A influencia positiva mais notável é a redução da demanada nas estações centrais, já que a Linha 2-Verde propiciará uma ligação alternativa à região central.

Além disso, o Metrô trabalha com o amadurecimento de projetos básicos e executivos. Neste âmbito pode se destacar a expansão oeste da Linha 2-Verde que incluirá a estação Cerro Corá.

Construção da vala da estação Penha (Jean Carlos)
Construção da vala da estação Penha (Jean Carlos)

Linha 3-Vermelha

Não existem projetos mencionados para a Linha 3-Vermelha, mas é importante destacar que uma série de investimentos têm sido realizados.

A implantação das portas de plataforma tem ganhado um ritmo maior ao longo do tempo. Atualmente existem fachadas implantadas nas estações Corinthians-Itaquera, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Palmeiras-Barra Funda.

O CBTC, novo sistema de sinalização, permitirá a otimização do tráfego de trens nas linhas, reduzindo o intervalo e gerando economia de energia.

Portas de plataforma na estação Barra Funda (Jean Carlos)

Linha 4-Amarela

Operada pela ViaQuatro, o ramal ainda conta com algumas obras sob responsabilidade do Metrô de São Paulo. Uma delas é o acesso da estação Paulista para a rua Bela Cintra, que possibilitará uma nova opção para acessá-la, e também o túnel entre as estações Consolação e Paulista.

Além disso, o Metrô ressalta que está na fase de retirada de pendências de obras recentemente entregues, como é o caso da estação Vila Sônia.

Estação Vila Sonia (Jean Carlos)

Linha 5-Lilás

A Linha 5-Lilás é operada pela ViaMobilidade. Segundo o Metrô, está sendo realizada a retirada de pendências do novo trecho que contempla as extensões até a estação Chácara Klabin.

Esta obra foi realizada pelo Metrô e, naturalmente, os contratos contemplam as adequações e atualizações menores que sejam pertinentes ao bom funcionamento das instalações.

Estação Santa Cruz da Linha 5 (ViaMobilidade)

Linha 6-Laranja

As obras da Linha 6-Laranja são de responsabilidade da LinhaUni e da construtora Acciona. O Metrô não participa do gerenciamento ou construção deste trecho.

Linha 15-Prata

Segundo o Metrô, a Linha 15 conta com elaboração de projetos básicos, executivos e implantação.

Na prática, temos a expansão leste do monotrilho com duas novas estações: Boa Esperança e Jacu Pêssego. As novas estações ampliarão a oferta de transporte diminuindo o tempo de percurso realizado atualmente por ônibus.

Na parte oeste ocorrerá a construção de novas vias e também da estação Ipiranga que se conectará com a Linha 10-Turquesa. Esta expansão poderá melhorar a situação atual da estação Vila Prudente que atualmente recebe boa parte da demanda da Linha 15-Prata.

Terrenos onde será construída a estaçao Jacu Pêssego da Linha 15 (iTechdrones)

Linha 16-Violeta

A Linha 16-Violeta é uma nova linha metroviária que está com seu projeto diretriz finalizado. O Metrô também destaca a realização do EIA/RIMA e também a contratação, ainda em curso, do projeto básico para a linha.

A linha está projetada para fazer o percurso entre a estação Oscar Freire até Cidade Tiradentes. Ao longo do caminho fará integração com oito linhas de metrô e trens metropolitanos.

O novo traçado da Linha 16: esticada até Cidade Tiradentes (CMSP)

Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro segue com projetos básicos, executivos e implantação, segundo dados do Metrô.

Na prática a implantação da Linha 17 está paralisada devido às constantes contratações mal sucedidas onde empresas simplesmente perdem o fôlego financeiro para tocar as obras.

Apesar disso, os primeiros trens estão em fase de fabricação na China. Eles estão sendo construídos pela BYD e deverão trazer diferenciais como a movimentação através de bateria caso haja falta de energia.

Estação Aeroporto de Congonhas (Jean Carlos)

Linha 19-Celeste

Cotada como a próxima linha de metrô a ser implantada, a Linha 19-Celeste está em fase de elaboração do seu projeto básico, bem como na obtenção de licenças ambientais.

Com a finalização do projeto básico o Metrô poderá ter condições de realizar a licitação para o projeto executivo e também das obras de implantação. A linha ligará o centro de Guarulhos até a estação Anhangabaú.

Traçado da Linha 19-Celeste em sua primeira fase, entre Guarulhos e o centro de SP (CMSP)

Linha 20-Rosa

O Metrô indica que o anteprojeto de engenharia e o EIA-RIMA estão concluídos para este trecho.

A Linha 20-Rosa deverá ligar a região da Santa Marina até o ABC, chegando na estação Santo André. Apesar disso, o trecho prioritário deverá percorrer o município de São Paulo antes de chegar de fato ao ABC.

Mapa de estações provisório da Linha 20-Rosa (CMSP)

Linha 22-Marrom

Por último temos a nova Linha 22-Marrom que teve parte do seu projeto repaginado. Atualmente o Metrô já selecionou a empresa que fará novo anteprojeto de engenharia e também do EIA-RIMA.

O ramal ligará a estação Sumaré até Cotia passando pela cidade de Osasco. Ao longo de seu percurso fará integração com cinco linhas, dentre trechos metroviários e ferroviários.

O traçado da Linha 22-Marrom (CMSP)

Conclusão

Em linhas gerais podemos colocar os empreendimentos metroviários nas seguintes categorias.

Concluídas e em melhoria: Linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás
Em construção e expansão: Linha 2-Verde, 6-Laranja (privada), 15-Prata e 17-Ouro
Em projeto: Linha 16-Violeta, 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom

O grande desafio para os próximos anos e gestões será finalizar as obras já iniciadas e garantir condições para a implantação de novos trechos. Dependendo das gestões, a parceria com a iniciativa privada pode ser ou não decisiva na aceleração desses empreendimentos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. Duas dúvidas.

    1. O que seria EIA-RIMA ?
    Como funcionaria?

    2. Gostaria de uma matéria informando como são feitas as desapropriacoes, prazos, definição de valores, etc

    Obrigado

    1. Oi Julio, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) se trata de levantamentos necessários para dar seguimento à implantação de projetos sob a ótica ambiental, desapropriações e outros reflexos na região onde o empreendimento será construído.

  2. Fazia tempo que não tinha uma matéria dessa hein só faltou incluir sobre as linhas 9 e 11 da VM/CPTM no bolo. Mas ficou excelente, parabéns!

  3. É, no caso das novas linhas principalmente, tudo vai levar décadas e nem sei se estarei vivo para vê-las, mas se o Brasil fosse um país desenvolvido por completo, TODAS essas linhas já estariam completas HOJE e andar pela Região Metropolitana pelos trilhos em todas essas linhas seria maravilhoso pela rapidez do transporte, fora que o urbanismo estaria muito melhor nas áreas atendidas!
    É uma pena que coisas do tipo demoram quase um século para ficarem prontas, pois pra tirar o atraso deveria pelo menos haver quatro ou cinco obras de novas linhas de uma vez só na conclusão dos projetos, mas infelizmente não vai rolar!

  4. Ótima matéria. Uma pena que a Linha 20 só está planejada pra ter estação no Rudge Ramos em SBC, uma parte da cidade que já é coladíssima em São Paulo e não faria diferença alguma pra 99% da população de São Bernardo que ainda iria ter que continuar pegando o “combo” ônibus+metrô.

    Diadema também está “tão perto mas tão longe” da estação Jabaquara, custava nada puxar a Linha 1 pra lá também e de lá virar pra SBC, mas a gente sabe que a Next jamais deixaria isso acontecer, vamos ter que ficar com aqueles trólebus lentos pra sempre, só em sonho mesmo….🤷‍♂️

  5. Tem um erro na matéria.

    Ela apresentou sobre projetos DO Metrô e não sobre os projetos DE Metrô.

    Tem uma pequena diferença aí. O meio de transporte Metrô engloba as linhas 6,8 e 9 por ex. Mas so foram apresentadas obras da empresa Metrô.

  6. E as datas de previsão de conclusão das que estão em andamento? E as previsões de início e entrega das que estão sendo projetadas?

  7. É inacreditável que não exista nem estudo ou promessa para a extensão da linha 3 vermelha até a estação água branca, seria a cereja do bolo para transformar água branca em um Hub de excelência, a linha prossegue da barra funda até a metade do caminho para a estação água branca, já que vão readequar as duas estações das linhas 7 rubi e 8 diamante porquê não conectam a linha 3 vermelha com a linha 6 laranja?

  8. Cadê o planejamento da linha 14 ônix ? O povo do Vila Mara e Guarulhos quer uma forma mais eficiente de chegar em Itaquera e no Parque do Carmo sem ter que dar uma volta enorme e queremos ter uma forma melhor de chegar no Shopping Bonsucesso, que é um dos principais shoppings de Guarulhos

    1. Pedro, boa noite.
      A Linha 14-Onix é de responsabilidade da CPTM, por isso não foi citada na matéria.
      A CPTM deverá consolidar os estudos desta linhas com o passar dos anos e concede-la juntamente com a Linha 10-Turquesa

  9. Porque não terminam a linha 5 lilás em direção ao Ipiranga? Pois seriam 3 estações a partir da Chácara Klabin ( estação Ricardo Jafet , estação Bom Pastor e estação Ipiranga – fazendo ligação com a estação cptm Ipiranga e linha 15 Ipiranga). Só se preocupam e fazer a extensão no sentido contrário

  10. Concordando com outros comentários, seria fundamental concluir a ligação da linha 5-Lilás com o trem da linha 10 e a linha 15, concomitantemente com a expansão da linha Verde, sob pena de piorar ainda mais a ocupação em determinados trechos.

    E uma pergunta aos proprietários do site, como faço para contactar diretamente a vocês?

  11. Linha 5, quando se fala em retirada de pendências, e as escadas rolantes da primeira fase que não foram instaladas até agora… serão providenciadas????

Comments are closed.

Previous Post

Sindicato dos Metroviários diz que passageiros da Linha 15-Prata estão em risco

Next Post
Nova iluminação na Estação Brás (Jean Carlos)

Confira a nova iluminação da estação Brás da CPTM

Related Posts