A expansão e melhoria da rede metroviária passam pela definição, projeto e implantação de diversos empreendimentos. Sejam novas linhas, adequações em estações, tudo está ligado para a evolução consistente da rede.
Atualmente o Metrô opera as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Apesar disso, a companhia gerencia projetos em linhas sob responsabilidade pela iniciativa privada (Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás) e também projeta futuros ramais. Veja como estão os principais empreendimentos para cada trecho, segundo dados divulgados no Relatório Integrado de 2022.
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Linha 1-Azul
A primeira linha de metrô em São Paulo deverá receber importantes melhorias em algumas estações em decorrência da implantação de novas integrações. É o caso da estação São Joaquim.
Com a chegada da Linha 6-Laranja ao centro de São Paulo, a estação São Joaquim precisará ser ampliada para poder comportar a demanda futura de passageiros que irão utilizar a estação.
A integração deverá mudar parte da dinâmica operacional, podendo atrair viagens antes não previstas para esta estação. Atualmente a ampliação da estação São Joaquim encontra-se na fase de elaboração do projeto básico.
Linha 2-Verde
Atualmente estão em curso as obras de expansão entre a estação Vila Prudente e Penha. As novas estações irão atender a Zona Leste de São Paulo e se integrarão com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM.
Essa integração tem potencial para transformar de forma radical na dinâmica de deslocamentos pela rede sobre trilhos. A influencia positiva mais notável é a redução da demanada nas estações centrais, já que a Linha 2-Verde propiciará uma ligação alternativa à região central.
Além disso, o Metrô trabalha com o amadurecimento de projetos básicos e executivos. Neste âmbito pode se destacar a expansão oeste da Linha 2-Verde que incluirá a estação Cerro Corá.
Linha 3-Vermelha
Não existem projetos mencionados para a Linha 3-Vermelha, mas é importante destacar que uma série de investimentos têm sido realizados.
A implantação das portas de plataforma tem ganhado um ritmo maior ao longo do tempo. Atualmente existem fachadas implantadas nas estações Corinthians-Itaquera, Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Palmeiras-Barra Funda.
O CBTC, novo sistema de sinalização, permitirá a otimização do tráfego de trens nas linhas, reduzindo o intervalo e gerando economia de energia.
Linha 4-Amarela
Operada pela ViaQuatro, o ramal ainda conta com algumas obras sob responsabilidade do Metrô de São Paulo. Uma delas é o acesso da estação Paulista para a rua Bela Cintra, que possibilitará uma nova opção para acessá-la, e também o túnel entre as estações Consolação e Paulista.
Além disso, o Metrô ressalta que está na fase de retirada de pendências de obras recentemente entregues, como é o caso da estação Vila Sônia.
Linha 5-Lilás
A Linha 5-Lilás é operada pela ViaMobilidade. Segundo o Metrô, está sendo realizada a retirada de pendências do novo trecho que contempla as extensões até a estação Chácara Klabin.
Esta obra foi realizada pelo Metrô e, naturalmente, os contratos contemplam as adequações e atualizações menores que sejam pertinentes ao bom funcionamento das instalações.
Linha 6-Laranja
As obras da Linha 6-Laranja são de responsabilidade da LinhaUni e da construtora Acciona. O Metrô não participa do gerenciamento ou construção deste trecho.
Linha 15-Prata
Segundo o Metrô, a Linha 15 conta com elaboração de projetos básicos, executivos e implantação.
Na prática, temos a expansão leste do monotrilho com duas novas estações: Boa Esperança e Jacu Pêssego. As novas estações ampliarão a oferta de transporte diminuindo o tempo de percurso realizado atualmente por ônibus.
Na parte oeste ocorrerá a construção de novas vias e também da estação Ipiranga que se conectará com a Linha 10-Turquesa. Esta expansão poderá melhorar a situação atual da estação Vila Prudente que atualmente recebe boa parte da demanda da Linha 15-Prata.
Linha 16-Violeta
A Linha 16-Violeta é uma nova linha metroviária que está com seu projeto diretriz finalizado. O Metrô também destaca a realização do EIA/RIMA e também a contratação, ainda em curso, do projeto básico para a linha.
A linha está projetada para fazer o percurso entre a estação Oscar Freire até Cidade Tiradentes. Ao longo do caminho fará integração com oito linhas de metrô e trens metropolitanos.
Linha 17-Ouro
A Linha 17-Ouro segue com projetos básicos, executivos e implantação, segundo dados do Metrô.
Na prática a implantação da Linha 17 está paralisada devido às constantes contratações mal sucedidas onde empresas simplesmente perdem o fôlego financeiro para tocar as obras.
Apesar disso, os primeiros trens estão em fase de fabricação na China. Eles estão sendo construídos pela BYD e deverão trazer diferenciais como a movimentação através de bateria caso haja falta de energia.
Linha 19-Celeste
Cotada como a próxima linha de metrô a ser implantada, a Linha 19-Celeste está em fase de elaboração do seu projeto básico, bem como na obtenção de licenças ambientais.
Com a finalização do projeto básico o Metrô poderá ter condições de realizar a licitação para o projeto executivo e também das obras de implantação. A linha ligará o centro de Guarulhos até a estação Anhangabaú.
Linha 20-Rosa
O Metrô indica que o anteprojeto de engenharia e o EIA-RIMA estão concluídos para este trecho.
A Linha 20-Rosa deverá ligar a região da Santa Marina até o ABC, chegando na estação Santo André. Apesar disso, o trecho prioritário deverá percorrer o município de São Paulo antes de chegar de fato ao ABC.
Linha 22-Marrom
Por último temos a nova Linha 22-Marrom que teve parte do seu projeto repaginado. Atualmente o Metrô já selecionou a empresa que fará novo anteprojeto de engenharia e também do EIA-RIMA.
O ramal ligará a estação Sumaré até Cotia passando pela cidade de Osasco. Ao longo de seu percurso fará integração com cinco linhas, dentre trechos metroviários e ferroviários.
Conclusão
Em linhas gerais podemos colocar os empreendimentos metroviários nas seguintes categorias.
Concluídas e em melhoria: Linhas 1-Azul,
3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás
Em construção e expansão: Linha 2-Verde, 6-Laranja
(privada), 15-Prata e 17-Ouro
Em projeto: Linha 16-Violeta, 19-Celeste, 20-Rosa
e 22-Marrom
O grande desafio para os próximos anos e gestões será finalizar as obras já iniciadas e garantir condições para a implantação de novos trechos. Dependendo das gestões, a parceria com a iniciativa privada pode ser ou não decisiva na aceleração desses empreendimentos.
Duas dúvidas.
1. O que seria EIA-RIMA ?
Como funcionaria?
2. Gostaria de uma matéria informando como são feitas as desapropriacoes, prazos, definição de valores, etc
Obrigado
Oi Julio, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) se trata de levantamentos necessários para dar seguimento à implantação de projetos sob a ótica ambiental, desapropriações e outros reflexos na região onde o empreendimento será construído.
Fazia tempo que não tinha uma matéria dessa hein só faltou incluir sobre as linhas 9 e 11 da VM/CPTM no bolo. Mas ficou excelente, parabéns!
É, no caso das novas linhas principalmente, tudo vai levar décadas e nem sei se estarei vivo para vê-las, mas se o Brasil fosse um país desenvolvido por completo, TODAS essas linhas já estariam completas HOJE e andar pela Região Metropolitana pelos trilhos em todas essas linhas seria maravilhoso pela rapidez do transporte, fora que o urbanismo estaria muito melhor nas áreas atendidas!
É uma pena que coisas do tipo demoram quase um século para ficarem prontas, pois pra tirar o atraso deveria pelo menos haver quatro ou cinco obras de novas linhas de uma vez só na conclusão dos projetos, mas infelizmente não vai rolar!
Ótima matéria. Uma pena que a Linha 20 só está planejada pra ter estação no Rudge Ramos em SBC, uma parte da cidade que já é coladíssima em São Paulo e não faria diferença alguma pra 99% da população de São Bernardo que ainda iria ter que continuar pegando o “combo” ônibus+metrô.
Diadema também está “tão perto mas tão longe” da estação Jabaquara, custava nada puxar a Linha 1 pra lá também e de lá virar pra SBC, mas a gente sabe que a Next jamais deixaria isso acontecer, vamos ter que ficar com aqueles trólebus lentos pra sempre, só em sonho mesmo….🤷♂️
Tem um erro na matéria.
Ela apresentou sobre projetos DO Metrô e não sobre os projetos DE Metrô.
Tem uma pequena diferença aí. O meio de transporte Metrô engloba as linhas 6,8 e 9 por ex. Mas so foram apresentadas obras da empresa Metrô.
E as datas de previsão de conclusão das que estão em andamento? E as previsões de início e entrega das que estão sendo projetadas?
É inacreditável que não exista nem estudo ou promessa para a extensão da linha 3 vermelha até a estação água branca, seria a cereja do bolo para transformar água branca em um Hub de excelência, a linha prossegue da barra funda até a metade do caminho para a estação água branca, já que vão readequar as duas estações das linhas 7 rubi e 8 diamante porquê não conectam a linha 3 vermelha com a linha 6 laranja?
Cadê o planejamento da linha 14 ônix ? O povo do Vila Mara e Guarulhos quer uma forma mais eficiente de chegar em Itaquera e no Parque do Carmo sem ter que dar uma volta enorme e queremos ter uma forma melhor de chegar no Shopping Bonsucesso, que é um dos principais shoppings de Guarulhos
Pedro, boa noite.
A Linha 14-Onix é de responsabilidade da CPTM, por isso não foi citada na matéria.
A CPTM deverá consolidar os estudos desta linhas com o passar dos anos e concede-la juntamente com a Linha 10-Turquesa
Porque não terminam a linha 5 lilás em direção ao Ipiranga? Pois seriam 3 estações a partir da Chácara Klabin ( estação Ricardo Jafet , estação Bom Pastor e estação Ipiranga – fazendo ligação com a estação cptm Ipiranga e linha 15 Ipiranga). Só se preocupam e fazer a extensão no sentido contrário
Concordando com outros comentários, seria fundamental concluir a ligação da linha 5-Lilás com o trem da linha 10 e a linha 15, concomitantemente com a expansão da linha Verde, sob pena de piorar ainda mais a ocupação em determinados trechos.
E uma pergunta aos proprietários do site, como faço para contactar diretamente a vocês?
Linha 5, quando se fala em retirada de pendências, e as escadas rolantes da primeira fase que não foram instaladas até agora… serão providenciadas????