Alvo de obras de acessibilidade, a estação Utinga da Linha 10-Turquesa foi completamente repaginada e entregue para a população no começo de dezembro de 2022.
Um mês depois da entrega das obras, fomos conferir de perto as principais mudanças realizadas nesta que é a terceira estação entregue plenamente acessível.
Um dos primeiros pontos a se destacar foi a mudança da comunicação visual. A estação Utinga tinha um padrão de comunicação relativamente antigo. O novo padrão unificado melhorou a visibilidade e deu uma cara nova aos ambientes.
Na plataforma é possível observar elementos importantes como uma nova faixa amarela e piso podotátil, indicação para área onde há itens de combate a incêndio, e sinalização de auxílio ao passageiro.
Os bancos históricos foram pintados e reformados, assim como as paredes da estação que também foram revitalizadas. Uma nova cobertura foi instalada e, junto com ela, equipamentos de iluminação, energia e câmeras de segurança.
Em parte da estação é possível observar a presença de alguns tubos, por onde possivelmente serão alocados cabos especiais de sinalização e energia.
Outra importante novidade da estação é a possibilidade de realizar a mudança de plataformas pelo lado pago. Anteriormente, caso o passageiro desejasse realizar a troca de plataforma, ele deveria sair da estação e entrar novamente.
A linha de bloqueios foi renovada e novos equipamentos de controle de energia foram instalados. Na estação Utinga, a bilheteria ainda continua operacional.
Para permitir a travessia das pessoas com mobilidade reduzida foram instalados dois elevadores, um em cada plataforma. Ambos estão alocados apenas na área paga da estação.
A saída da estação ocorre por meio de torniquetes implantados na extremidade norte das plataformas, esses equipamentos, apesar de antigos, também foram revisados.
A estação agora conta também com novos sanitários públicos que permitem aos passageiros maior conforto durante a sua passagem pelo local.
Alguns pontos da estação ainda estavam em obras. Dentro do ambiente um dos elevadores estava interditado para serviços técnicos enquanto em uma das escadarias foi possível visualizar um carrinho de mão com cimento.
No lado externo da estação também ocorriam obras, mas possivelmente não estavam diretamente ligadas a reforma da estação Utinga.
Em linhas gerais, praticamente toda a estação recebeu um salto de qualidade e, apesar de alguns serviços remanescentes, a reforma está praticamente concluída.
Essas estações precisam de reconstrução e não de simples reformas. É ridículo que não haja cobertura completa das estações, com os passageiros tomando chuva, sem mezanino, sem escada rolante…
Todas as estações reformadas tem cobertura completa das plataformas, n é necessário cobertura pras vias
Como não precisa de cobertura nas vias? E se vier uma chuva de vento, como ocorre com frequência nesta época do ano, você acha que essa cobertura estreita apenas sobre as plataformas é o suficiente?
O que não adianta nada, basta cair uma chuva mais forte e todo mundo se molha
Eu sei q n tem haver com a matéria, mas… ninguém vai falar sobre a baldeação em São Mateus? Estava previsto pra acabar dia 19/1 e não aconteceu, e também ninguém ta falando nada, este site aqui também n teve nenhuma matéria sobre o assunto, parece q td mundo esqueceu… se alguém tiver alguma informação em poder me dizer, eu agradeço.
Isso aí e muito dinheiro público e pouco conforto para o cidadão!