A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, realizou neste final de semana uma bateria dos chamados testes dinâmicos com a primeira composição da Série 8900.
Um vídeo publicado pelo canal Nícolas Gordiano registrou parte dos procedimentos de teste. Devido a realização das atividades, o intervalo da Linha 9-Esmeralda foi alterado.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo o vídeo, o trem da Série 8900 circulou entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária pela via sentido Osasco. O trem não chegou a parar em nenhuma das duas estações, apenas um dos carros chegava na borda de plataforma para embarque e desembarque de técnicos.
Durante as filmagens é possível perceber que a altura entre o trem e a plataforma não é tão elevada quanto o propagandeado. Entretanto o estribo curto precisará de ajustes para reduzir o vão entre o trem e a plataforma.
Os trens realizavam manobras indo e voltando pela mesma via, em intervalos de aproximadamente cinco minutos. O som de tração é bastante semelhante ao trem da Série 9000, da CPTM, que possui praticamente o mesmo processo construtivo da nova composição.
A área de teste era delimitada por cones que estavam entre as duas estações. O trecho é bastante reto o que permite o desenvolvimento de boas velocidades sem a interferência da geometria de via.
Na realização do teste estavam presentes técnicos da empresa francesa Alstom e funcionários da ViaMobilidade. Dentro do trem algumas mesas estavam na proximidade das portas servindo como apoio para notebooks. O trem não parecia estar carregado com sacos de areia ou elementos para simular o peso dos passageiros.
Tais equipamentos estavam, muito possivelmente, conectados a sensores ao longo do trem. Na parte externa da composição era possível ver uma série de cabos saindo pelas janelas do trem.
A entrega da primeira composição da Série 8900 ocorreu em fevereiro e a previsão é que ela entre em operação comercial entre maio e junho.