Um dos itens mais exigidos pelos passageiros da malha metroferroviária é o sistema de refrigeração. Desde a introdução dos equipamentos de ar condicionado os trens passaram circular com temperaturas mais agradáveis em suas cabines de passageiros.
Nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade, está realizando a recuperação de centenas de equipamentos através de atuações corretivas.
O site conferiu o processo de manutenção e reparo das máquinas de ar condicionado utilizadas dentro dos trens das Linhas 8 e 9.
Retirada
Antes do início da manutenção, os equipamentos de ar condicionado precisam ser removidos do teto dos trens. Cada composição possui 16 unidades de ar condicionado. Cada um dos oito carros do trem possui duas unidades de refrigeração. Além disso, cada cabine possui uma unidade menor individual.
Atualmente, a Viabilidade consegue repor todas as unidades que vão para a manutenção, ou seja, quando 16 máquinas são retiradas, outras 16 são inseridas nos trens, garantindo a rotatividade de equipamentos e mantendo as composições em operação.
Cada um dos equipamentos pesa aproximadamente 750 kg. Após serem retirados eles são remetidos via caminhão ou empilhadeira para a área de pré lavagem.
Lavagem
A próxima etapa de manutenção é a lavagem completa dos equipamentos. Foi preparada uma cabine de lavagem especial para realizar a limpeza completa dos componentes e compartimentos do ar condicionado.
Neste setor é realizada a higienização dos componentes internos e externos, tanto na parte inferior como na parte superior. Isso garante o bom funcionamento dos componentes e a fluidez do ar em todo o circuito.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O local também é dotado de itens que garantem a segurança ambiental como um separador de água e óleo de forma que não haja contaminação do solo no local.
Além disso, o local é dotado de um ponte rolante para a manipulação das unidades de forma segura.
Testes
Depois que os aparelhos de ar condicionado são lavados eles passam para um segundo setor onde são realizados reparos nos equipamentos e testes nas unidades.
Quando se trata de manutenção, é preciso saber que o ar condicionado é um equipamento complexo que possui diversos componentes. Podemos citar alguns como o compressor, condensador, evaporador, ventilador, filtros de ar, pressostatos, etc.
Cada um destes itens possui um programa de manutenção específico dada as suas funções únicas. Em conjunto todo o sistema consegue realizar a sucção, resfriamento, filtração e expulsão do ar quente do sistema.
Após a manutenção e montagem do ar condicionado ocorre o teste. Esta etapa conta com um equipamento desenvolvido pela ViaMobilidade, o “Giga de Testes”.
O Giga de Testes realiza, de forma fiel, a simulação de operação do ar condicionado como se estivesse instalado dentro de um trem. Para isso, um conjunto de software e hardware utilizados nos próprios trens simulam a operação em diversos níveis de serviço.
Antigamente os testes eram realizados com os equipamentos instalados dentro dos trens, de forma que, em caso de falha, deveria ser executado o retrabalho na oficina. Agora, com a garantia dos testes antes da instalação, ganha-se tempo, já que os equipamentos estarão em plena condições de funcionamento.
Plano de manutenção
Atualmente a ViaMobilidade faz a gestão de 848 máquinas de ar condicionado em uma frota de 53 trens. Para garantir que os equipamentos estejam em pleno funcionamento é traçado um plano de manutenção preventiva.
A cada 12,5 mil km rodados, o que equivale a cerca de 25 dias de operação, são realizadas as manutenções de nível A (RA). Essa manutenção contempla a troca de filtros e monitoramento do funcionamento das unidades por meio de software.
Anualmente a ViaMobilidade realiza a remoção dos equipamentos do trens para a execução de limpeza completa, análise e correção de falhas além dos testes e montagens.
São 53 trens distribuídos em 52 semanas, o que resulta na revisão geral dos equipamentos de um trem completo por semana. A oficina da ViaMobilidade tem capacidade para disponibilizar semanalmente 20 unidades revisadas, ou seja, atendendo a demanda preventiva que varia de 16 unidades (série 8500) à 18 unidades (série 7000 e 7500).
O MTTR (Main Time to Repair/ Tempo médio de reparo) do equipamento é um indicador importante que mede quanto tempo é necessário para a manutenção de cada unidade. Atualmente este indicador é de 80 horas para as manutenções anuais.
Para cumprir com a demanda, são alocados 24 funcionários para realizar todos os procedimentos de revisão. Nos finais de semana os trabalhos são intensificados.
Em casos de problemas com os equipamentos entra a atuação das equipes de manutenção corretiva. Neste caso, os supervisores de tráfego realizam a abertura de ordens de serviço que são remetidas para a manutenção. De posse desses dados as equipes atuam na correção das falhas.
Curiosidades
A potência de um ar condicionado utilizado em um trem é de aproximadamente 44,4 kW. Para facilitar o entendimento vamos transformar esse valor em BTU, unidade comumente usada para a medição da potência de um ar-condicionado.
Um ar condicionado ferroviário possui a potência de 150 mil BTUs por unidade. Como são duas unidades por trem o valor total é de 300 mil BTUs por carro, o que equivale à aproximadamente 30 equipamentos de ar-condicionado residenciais.
As unidades de ar condicionado tem uma temperatura ideal de funcionamento conforme estipulado pela Norma Regulamentadora 17. Essa temperatura é de 23ºC com tolerâncias entre 20ºC e 23ºC.
Para manter a temperatura em um nível agradável em dias quentes e frios são realizados cálculos matemáticos que permitem a regulagem dos equipamentos. A princípio a CPTM utilizava a seguinte fórmula:
Temperatura Interna = 22ºC + 0,25 x (Temperatura Externa – 19)
Um questionamento muito frequente é se o operador do trem tem controle sobre a temperatura do ar condicionado. Na realidade, o funcionário que conduz o trem apenas realiza as funções de ligar e desligar o sistema de refrigeração. A temperatura é controlada por um software que considera a temperatura interna e externa.
Caso um passageiro perceba o funcionamento anormal de algum equipamento de ar condicionado, o mesmo pode utilizar os canais de atendimento para informar a ViaMobilidade.
O ideal é que o passageiro informe o número do carro, geralmente disposto em destaque nas extremidades dos carros, para que a manutenção possa atuar de forma mais rápida.
Outro questionamento importante é sobre o funcionamento do sistema de climatização em trens com salão fechado e salão contínuo. Na teoria todos os carros vão ter duas unidades de ar-condicionado funcionando, mas, com o salão contínuo, o ar se distribui de forma uniforme.
Novos trens
A ViaMobilidade está agora preparando a estreia da Série 8900, fabricada pela Alstom. Os trens do modelo Metropolis utilizam o mesmo equipamento da Série 2500 da CPTM, fabricada pelo consórcio CRRC-Temoinsa.
Isso promete melhorias substanciais no conforto durante as viagens e em ciclos de manutenção aprimorados, reduzindo o número de falhas.
Bom Dia! Excelente matéria! Importante essa questão que o Operador de Trem não tem controle sobre o Ar Condicionado (AC). Parabéns pela exclusividade! Amei aprender mais uma coisa!
não pagam nem as multas , quem dirá fazer manutenção, somente os leigos acreditam. só querem lucro, a população que se vire…..