A reforma da estação Aracaré da Linha 12-Safira será uma obra bastante complexa e com potencial de transformar a dinâmica da região. A CPTM realizou um planejamento bastante detalhado para entender como o empreendimento orçado em R$ 50 milhões será implantado.
O projeto para a reforma da estação Aracaré está dividido em 18 fases distintas. O foco é criar uma sequência que implique no mínimo impacto para a operação de forma que a implantação ocorra dentro do prazo de 24 meses estimados para a obra.
Fase 1 – Construção parcial do bicicletário
Esta etapa tem como função permitir a execução da construção da nova passarela e a consequente demolição da passarela existente. As intervenções serão realizadas no lado leste da estação.
Deverão ser construídas as fundações do bicicletário em nível térreo sem construir os pilares da estrutura. Serão montadas estruturas para a escada provisória (a ser projetada) sobre as fundações do bicicletário. As escadas atuais serão demolidas.
Fase 2 – Plataforma Central
Serão executadas as obras no lado sul da plataforma central. Estão previstos ajustes da rede aérea e remanejamento de interferências. Será implantado o novo pilar que sustentará a nova passarela de transposição.
Fase 3 – Acesso provisório oeste
Será construído um acesso provisório pela rua Minas Gerais em virtude da interdição do acesso da rua Rio de Janeiro. A calçada no local será ajustada, um novo portal será implantado assim como o depósito de lixo.
Fase 4 – Obras parciais da edificação operacional
Deverá ser iniciada a edificação operacional no lado oeste da estação. A construção será feita apenas no nível térreo para que seja possível realizar a montagem da escada provisória (projeto a ser elaborado).
Parte do posteamento metálico existente será cortado em cerca de 40 centímetros. Será construído de forma parcial as áreas para estacionamento.
Fase 5 – Construção parcial da edificação operacional
As obras do edifício operacional oeste prosseguem. As escadarias do acesso oeste deverão ser demolidas para permitir o início das intervenções. As obras deverão ser executadas até o piso do nível superior da escada de concreto visando a posterior instalação da passarela metálica.
A cabine primária não será construída nessa fase. O material de escavação da fundação deverá ser reaproveitado para a própria obra.
Fase 6 – Ajuste do sistema viário
Deverão ser realizados ajustes no sistema viário no lado sul das ruas Ver. Osvaldo do Nascimento e Rio de Janeiro para que seja possível atingir as cotas de projeto. As larguras do passeio serão alteradas conforme as normas técnicas de acessibilidade.
Para esta fase será necessário anuência prévia da Prefeitura de Itaquaquecetuba. A geometria do viário será modificada e parte do muro de fechamento da CPTM será demolido a fim de abrir espaço para as obras.
Fase 7 – Montagem da nova passarela de transposição
A montagem da passarela metálica deverá ser realizada sobre as vias da CPTM e MRS. A estrutura deverá ser dividida em dois segmentos que serão apoiados em estrutura previamente construída na plataforma central.
Para a instalação da passarela a operação no trecho deverá ser suspensa. Sugere-se que essa paralisação ocorra em algum final de semana. Após a instalação serão executados trabalhos complementares e liberação para uso público.
Fase 8 – Demolição da passarela existente
Será removida a passarela existente, bem como as escadas provisórias que foram implantadas previamente. Se abrirá caminho para a construção do mezanino, novas escadas e obras na plataforma central.
A operação da estação deverá ser suspensa provisoriamente, uma vez que o acesso à plataforma será comprometido. As estruturas referentes a cobertura deverão ser removidas e seus resíduos remetidos aos locais adequados.
Fase 9 – Construção parcial da edificação operacional e estruturas da plataforma central
Duas frentes de trabalho irão atuar nesta fase. Uma delas ficará responsável pela continuidade das obras do edifício operacional e a outra continuará com as melhorias na plataforma central.
O prédio operacional deverá ser construído até atingir o nível superior da edificação. Já na plataforma central, as obras não devem passar do nível do mezanino para reduzir o risco de posicionamento da estrutura metálica.
Fase 10 – Montagem da estrutura metálica do mezanino e acesso à plataforma central
Nesta etapa será realizada a montagem do novo mezanino metálico e de sua ligação com a plataforma central. Serão necessárias interdições na operação da linha neste trecho.
Tanto a instalação do mezanino como a ligação da escada com a plataforma central deverão ser executados em fase única. Os serviços continuarão com o complemento das estruturas de segurança e pisos.
Fase 11 – Readequação da plataforma central
Nesta etapa o foco estará direcionado nas obras na plataforma central que inclui a execução das fundações dos novos pilares metálicos, alteamento, alargamento e ajuste do piso.
Pensou-se em demolir grandes faixas da plataforma, mas a ideia não será levada adiante tendo em vista o grande descarte de solo e entulho, além do custo e dificuldades para remoção.
Deverão ser concluídos a instalação do elevador, cobertura e sistemas. O objetivo é concluir totalmente as obras na plataforma central.
Fase 12 – Conclusão da edificação operacional, cabine primária e acesso
Nesta fase deverão ser finalizadas as obras do prédio operacional oeste, do novo acesso e da cabine primária. Serão concluídos os serviços de alvenaria, esquadrias, coberturas, equipamentos auxiliares e sistemas.
Fase 13 – Passarela de transposição e saguão principal
A fase 13 contempla a conclusão da passarela de transposição do saguão principal. Serão finalizadas as estruturas em concreto, metálicas, alvenaria e sistemas.
Fase 14 – Escada, caixa de elevador e bicicletário
Durante essa fase as obras estarão focadas na complementação do acesso leste com a conclusão das escadas, caixa do elevador, patamar de acesso a passarela e o bicicletário.
Fase 15 – Acabamento, rotas táteis e comunicação visual
Já com boa parte dos serviços civis finalizados, o foco da fase em questão será a implantação de rotas táteis, comunicação visual, acabamentos e sistemas ao longo da estação.
O foco inicialmente será no mezanino, o que inclui a finalização de salas operacionais. Após isso os demais elementos serão complementados no restante da obra.
A finalização se dará com a execução de áreas externas para funcionários e com os novos jardins, conforme projeto paisagístico elaborado.
Fase 16 – Ajustes de via permanente
Nesta etapa deverão ser realizados ajustes na via permanente que deverá ser alinhada e passar por socaria mecanizada, mantendo o alinhamento original.
Equipamentos especiais como o carro controle irão garantir o alinhamento da via com as demais estruturas e também com a rede aérea.
Fase 17 – Serviços de acabamento
Os serviços de acabamento contemplam ações mais simples como pintura nos muros, paredes de salas técnicas, etc. Também será realizada a desmobilização de canteiros de obras e limpeza geral da obra.
Fase 18 – Comissionamento e testes
A fase de comissionamento é a última etapa antes da entrega final da obra e a retomada da operação da estação Aracaré.
Serão realizados pela CPTM juntamente com a construtora os testes pré-operacionais na estação, incluindo equipamentos auxiliares, instalações prediais e sistemas.
Cronograma geral
O cronograma para a reforma da estação foi limitado em uma tabela onde todas as fases são apresentadas dentro do período de 20 meses, quatro a menos do tempo estimado para as obras.
O prazo para a execução da obra está estipulado em 36 meses, sendo 24 meses para a obra e 12 meses para a operação assistida. A ordem de serviço deverá ser emitida em até 15 dias a partir da assinatura do contrato. O orçamento para a adequação da estação é de R$ 49.991.512,44.