A extensão da Linha 11-Coral e da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda mobilizou uma série de ações por parte da CPTM. Para viabilizar o atendimento dos ramais até o terminal intermodal foram realizadas adequações na estação, via permanente, rede aérea e sinalização.
Neste artigo iremos abordar as melhorias realizadas na estação. As obras de adequação já atingiram 99% de conclusão, restando apenas a adequação de poucos detalhes.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As obras de adequação consistiram da implantação de novos elementos de mobilidade e acessibilidade como a nova escada rolante para as plataformas 7 e 8 e o elevador de alta capacidade para as plataformas 9 e 10
Este elevador tem capacidade para transportar 13 passageiros com carga máxima de 975 kg. Para garantir ainda mais segurança o equipamento conta com um intercomunicador para acionamento em casos de emergência.
Outro ponto bastante relevante foi a criação de áreas de refúgio e escadas de emergência nas extremidades das plataformas. O local conta com piso auto drenante que facilita o escoamento de água nos dias chuvosos.
Além disso, foi realizada a adequação do piso tátil na estação, de forma que os novos elementos como escadas rolantes e elevadores passassem a ser corretamente mapeados.
A comunicação visual é outro ponto que passou por ajustes. A CPTM realizou novamente ajustes nas placas para adequá-las ao novo padrão estabelecido pelas empresas de transporte.
A adequação da estação Palmeiras-Barra Funda foi o primeiro projeto realizado integralmente em BIM. O método, apesar de mais trabalhoso, apresenta diversas vantagens como a possibilidade de visualização do projeto de forma antecipada e de realização de alterações de forma facilitada.
Aspectos operacionais
Com a chegada da Linha 13-Jade até Barra Funda o intervalo entre os trens do serviço Expresso Aeroporto deve se manter o mesmo, com partidas de hora em hora. A CPTM estima que o serviço já comece a operar a partir do segundo semestre de 2023.