Confira o andamento das obras de expansão da Linha 2-Verde para Penha

Escavações estão avançadas na maioria dos canteiros de obra. As estações do tramo sul se preparam para receber a passagem da tuneladora
Estação Anália Franco (CMSP)
Estação Anália Franco (CMSP)

A expansão da Linha 2-Verde do Metrô é uma das maiores obras de infraestrutura em curso atualmente em São Paulo. A extensão até Penha está progredindo de forma satisfatória.

O relatório de empreendimentos do Metrô reuniu os principais destaques de cada uma das frentes de obra.

Na Estação Anália Franco, que já recebeu o tatuzão, estão sendo realizadas a continuidade das escavações e a estrutura de concreto do corpo da estação. O local receberá no futuro a Linha 16-Violeta.

Obras da Linha 2-Verde em agosto (CMSP)
Obras da Linha 2-Verde em agosto (CMSP)

Em Penha está em curso a construção das estruturas de concreto do corpo da estação. É possível ver que o berço de concreto por onde o tatuzão deverá passar está sendo montado.

A Estação Aricanduva está em fase de escavação dos poços do corpo da estação. A parada está sendo construída através de poços secantes circulares.

Obras da Linha 2-Verde em agosto (CMSP)
Obras da Linha 2-Verde em agosto (CMSP)

Já em Guilherme Giorgi é possível ver que a estrutura do corpo da estação já começa a tomar forma. Estão sendo executadas o revestimento secundário, que é a segunda camada de concreto após a impermeabilização.

Nas diversas estações, principalmente do trecho ao sul do Complexo Rapadura, é possível ver a execução de concretagens em diversas áreas. Em algumas áreas, principalmente poços, está sendo realizada a remoção de terra de escavações.

Obras da Linha 2-Verde em agosto (CMSP)
Obras da Linha 2-Verde em agosto (CMSP)

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As estações da Linha 2-Verde deverão entrar em funcionamento em duas etapas. O primeiro trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa iniciará suas operações em 2027 e o trecho até Penha será aberto em 2028.

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  1. Depois de tempos sem notícias do andamento das obras da linha 2 Verde, essa matéria vem faltando pedaços (faltando estações) e nada de novo. Realmente, o governo, após informar que só vai inagurar a 1a parte de 4 km em 2027 (era 2026), desacelerou a obra e, mira a linha 17 e 6 para fazer propaganda da Administração.

    1. A obra segue seu ritmo normal. Não há como acelerar mais, o prejuízo com o atraso causado no Complexo Rapadura é irrecuperável.

      1. O atraso no Complexo Rapadura já tinha postergada a entrega da 1ª fase de 2025 para 2026.

        2027 agora NÃO é mais por esse motivo inicial.

        E, independente de um atraso na escala de meses (não de anos) no Complexo Rapadura, levar no mínimo 7 anos para entregar apenas 4 km com 4 estações é tempo demais!

        1. “E, independente de um atraso na escala de meses (não de anos) no Complexo Rapadura, levar no mínimo 7 anos para entregar apenas 4 km com 4 estações é tempo demais!”

          A comparação com a Acciona é gritante.

          1. Desde quando a Acciona teve o seu canteiro principal paralisado por uma ação judicial?

            O principal canteiro da Linha 2 (ponto de inserção e apoio a tuneladoras) é o Complexo Rapadura.

  2. Este está sendo o ritmo real possível que está Linha 2-Verde e deveriam se preocupar em desenvolver as regiões periféricas algo que é totalmente pela iniciativa privada!

    Não podemos falar em carência de mobilidade no Alto Tietê que hoje existe, se insistir em levar a linha 13-Jade após o gargalo no Brás, além da gravíssima questão da pendularidade que é o fato das composições de uma mesma linha trafegar com altíssima demanda em um sentido do trajeto vespertino no mesmo horário, enquanto o retorno se dá com composições ociosas que só poderá ser resolvida desenvolvendo as regiões periféricas para não continuar a serem “cidades dormitórios” enquanto na região central aumentará a gravidade da ocorrência do “inchaço urbano” modificando a Lei de Zoneamento através de incentivos além dos sistemas das Linha 2-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem incompletos funcionando de forma parcial, além de totalmente integrados com o Serviço 710 da CPTM que comprovadamente atualmente beneficiam 744 mil p./ dia, e que poderá chegar a um milhão sem grandes modificações assim que a linha 2-Verde chegar a Penha a se somar as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

  3. A linha 6 á possui todos os tatuzoes no brasil. As escavações começaram em 2022. Já linha 2 verde em 2024.

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