As obras de expansão da Linha 2-Verde até a Penha estão em curso. Com a maioria das estações escavada, os trabalhos se concentram principalmente na impermeabilização e revestimentos secundários das paradas.
Os dados foram obtidos do relatório de empreendimentos da Companhia do Metropolitano que atualiza o andamento das atividades mensalmente. Segundo o documento, o status de cada estação é a seguinte:
- Estação Orfanato – Laje de fundo e impermeabilização do túnel do corpo da estação
- Estação Santa Clara – Laje de fundo e impermeabilização do túnel do corpo da estação
- Estação Anália Franco – Escavação e estruturas de concreto do corpo da estação
- Estação Vila Formosa – Estruturas de concreto do corpo da estação
- Estação Santa Isabel – Impermeabilização dos túneis do corpo da estação
- Estação Guilherme Giorgi – Revestimento secundário e estruturas de concreto do corpo da estação
- Estação Aricanduva – Escavação e estruturas de concreto dos poços do corpo da estação
- Estação Penha – Estruturas de concreto do corpo da estação do Metrô
Duas estações, Anália Franco e Aricanduva, seguem com a etapa de escavações. A primeira deverá ter um corpo mais robusto dada a integração com a Linha 16-Violeta. Já a segunda estação foi a última a ter trabalhos de escavações iniciados.
As estações Santa Clara e Orfanato se preparam para a concretagem da laje de fundo, fundamental para a passagem da tuneladora.
Nas paradas mais avançadas é possível observar que o corpo da estação já toma forma como é o caso de Penha e Vila Formosa.
Em alguns poços está sendo realizado a implantação do revestimento secundário, a última camada de concreto ao redor da estruturas garantindo maior proteção.
A passagem do tatuzão pelas estações também está sendo acompanhada pelo Metrô. A tuneladora Cora Coralina já atingiu o VSE Cestari e segue em direção à Estação Santa Clara.
A Linha 2-Verde deverá ser entregue em duas etapas. A primeira entre Vila Prudente e Vila Formosa em 2027 e a segunda, até a Estação Penha, em 2028.