Confira o avanço das obras das estações Utinga e Prefeito Saladino

Estações da Linha 10-Turquesa da CPTM passam por um processo de reforma e adequação à acessibilidade
Obras sendo realizadas na estação Utinga (Jean Carlos)

Algumas estações da Linha 10-Turquesa estão passando por uma série de melhorias no que se refere a acessibilidade e conforto. Dentre as estações alvo de ações por parte da CPTM, destacam-se a estação Utinga e Prefeito Saladino. O site visitou as estações no dia 28 de maio para conferir o avanço das obras.

A companhia precisou realizar a interdição de uma das plataformas de ambas as estações. Na estação Utinga a plataforma sentido Rio Grande da Serra está fechada, enquanto na estação Prefeito Saladino o embarque sentido Jundiaí não é realizado. A depender do sentido de deslocamento, é necessário realizar baldeação nas estações de São Caetano ou Santo André.

Operação especial na estação Santo André (Jean Carlos)

Na estação Prefeito Saladino é possível visualizar a preparação para as melhorias que serão implantadas nas plataformas. Será realizado o alteamento da plataforma, construídas novas edificações operacionais e revisada toda a parte elétrica, permitindo melhores condições de iluminação ao longo da plataforma.

Já na estação Utinga, além da adequação das plataformas, estão sendo realizados trabalhos na parte externa da estação, melhorando as condições de acessibilidade. Parte do gradil existente foi removido, indicando que o espaço poderá sofrer modificações.

Segundo a CPTM “entre as obras que serão feitas está a troca e substituição de bancos e comunicação visual; remoções e substituição de gradis; troca de pisos das plataformas e saguões das estações, instalações de pisos táteis; além de instalações elétricas e hidráulicas, como iluminação e telecomunicações.”

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5 comments
  1. Esta linha central com sua respectiva eletrificação que aparece na primeira foto, e que atualmente está subutilizada e vai da estação Capuava até a Luz, deveria ser melhor aproveitada!
    Creio que a prioridade de acordo com um “planejamento” que levara em conta economia, agilidade e visão de vanguarda do Metrô / CPTM, é a de também estender e agrupar a Linha 5-Lilás que hoje faz terminação na Chácara Klabin, um local inadequado para esta finalidade, assim como já esta sendo feito com à Linha 15-Prata que hoje é terminal na Vila Prudente de forma concomitante para se evitar um colapso de superlotação, as tornando Terminal “Hubber” no Ipiranga da CPTM uma vez que é um local ermo e mal aproveitado, e de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída até Guarulhos, a qual atualmente está servindo indevidamente de terminais, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Ipiranga na Linha Integradora 710 reunificada da CPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes, é a única que possui três linhas regulares, e atualmente a central que vai de Capuava até a Luz se encontra subutilizada, ao contrário das provenientes da Zona Leste exceto a 13-Jade, que se encontram totalmente saturadas, as quais deveram ser totalmente reformadas inclusive com atenção especial a drenagem, e com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe e ampliada em uma atitude sensata, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras novas linhas do Metrô, pois sua alta demanda crescente reprimida será retomada pós pandemia, exige esta ação prioritária.

  2. Bom dia!! Sugiro que os acessos a estação Pirituba sejam melhorados Aquela escada dificulta o acesso de idosos e pessoas com restrição de mobilidade.Como um cadeirante vai acessar a estação com uma escada ruim( escada que dá acesso também a rua.

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