A Linha 10-Turquesa tem passado por uma série de melhorias operacionais, seja na reforma das estações ou na implantação de sistemas que ajudarão a dinamizar a prestação do serviço.
Uma das obras de grande relevância que atualmente estão ocorrendo é a reforma do pátio Mauá Norte, localizado entre as estações Mauá e Capuava.
O presidente da CPTM, Pedro Moro, divulgou em suas redes sociais novas imagens do avanço do empreendimento. Segundo o post “os trabalhos estão concentrados nas áreas de implantação do reservatório, prédio de apoio, passarela de serviço e movimentação de dormentes para execução da via 4.”
Após a concessão das Linhas 8 e 9 e a posterior alocação da manutenção trens da série 8000 para o pátio Luz, a Linha 10 ficou desfalcada de um dos seus principais pontos de apoio e estacionamento de trens.
Atualmente a manutenção dos trens ocorre no pátio Lapa e a lavagem pesada no lavador Barra Funda. Os trens, em sua grande maioria, ficam alocados em vias secundárias das estações quando do início da operação comercial.
O pátio Mauá permitirá criar uma base adequada para promover um início rápido da operação, além de centralizar os funcionários em um ponto estratégico. O site fez uma matéria detalhada sobre a reforma do Pátio Mauá.
O contrato para as obras de melhoria foi fechado com o Consórcio Construtor Pátio Mauá que é formado pelas empresas Heleno & Fonseca Construtécnicas S.A e Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A. O valor do contrato foi de aproximadamente R$ 42 milhões com prazo para a realização do serviço estimado em 24 meses, sendo 18 meses para obras e seis meses para operação assistida.