A estação SESC-Pompéia da Linha 6-Laranja de metrô está em fase de construção sob responsabilidade da empresa espanhola Acciona. Na quarta-feira (31) a tuneladora sul chegou até a parada, agora conectada aos primeiros quilômetros de túneis.
O site teve a oportunidade de conferir a chegada do tatuzão até a estação, bem como observar as principais características da obra, sobretudo sob o aspecto de método construtivo e disposição de elementos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A estação conta com um pavimento térreo, dois mezaninos e uma região de plataforma. O local foi amplamente dimensionado possibilitando a alocação de salas técnicas com facilidade.
Boa parte do espaço poderá ser utilizada para obtenção de receitas não tarifárias, a exemplo das novas estações da Linha 5-Lilás que contam com amplos mezaninos.
No que tange às obras propriamente ditas, praticamente todo o corpo da estação já está escavado e estruturado. Pilares, vigas e lajes estão completas, sendo necessário a finalização de revestimento secundário em determinados trechos.
Após isso a obra poderá passar para uma fase de detalhamento onde serão implantados elementos como escadas fixas e corpo das plataformas. Sistemas de energia elétrica, hidráulica deverão vir na sequência.
Segundo informações da LinhaUni, operadora da Linha 6-Laranja de metrô, o progresso das obras atingiu a marca de 45%. Com a passagem do tatuzão espera-se que o ritmo de trabalho de mantenha constante ou maior para que o novo trecho seja entregue dentro do prazo que é 2026.
Se até agora, maio 2023, a LinhaUni, operadora da linha 6-laranja do MetrôSP, alega terem sido concluídos 45% de progresso das obras, acho muito “otimismo” concluir, com qualidade, os 55% restantes de obras até 2026.
Mas enfim, “prazos são só prazos”.
O governador disse essa semana que a linha iniciará as operações assim que as primeiras estações estiverem prontas. Será como a linha Amarela, que começou operando da Luz até Pinheiros, enquanto outras estações eram finalizadas.
Imagino que o primeiro trecho operacional será Santa Marina – Higienopolis.