Confira o traçado e as estações do Arco Oeste, nova linha em projeto pela CPTM

Também chamado de Linha 24, o novo tramo ferroviário deverá passar ligar Barueri até Campo Limpo passando por Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra.
Arco Oeste deverá ligar quatro linhas do sistema metroferroviário (Jean Carlos)
Arco Oeste deverá ligar quatro linhas do sistema metroferroviário (Jean Carlos)

A criação de ligações ferroviárias perimetrais se tornou uma necessidade para a melhoria do sistema sobre trilhos. Projetos realizados pela CPTM como a Linha 14-Ônix e o Arco Oeste, agora atualizado, são possibilidades para a expansão sustentável da rede.

A chamada Linha 24-Arco Oeste é uma ligação ferroviária que engloba os municípios de Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra e São Paulo com 20 estações e quatro pontos de integração.

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As conexões da Linha 24-Arco Oeste seriam realizadas na estação Carapicuíba da Linha 8-Diamante, Monte Belo da Linha 22-Marrom, Taboão da Serra na Linha 4-Amarela e Campo Limpo da Linha 5-Lilás. O traçado propiciará desta forma possibilidades mais eficazes de conexão nas regiões periféricas, evitando a superlotação nas baldeações da região central de São Paulo.

Estações de integração da Linha 24-Arco Oeste (Jean Carlos)
Estações de integração da Linha 24-Arco Oeste (Jean Carlos)

Estações

No município de Barueri está prevista a construção de três estações: Rio Negro, Araguaia e Tamboré. As paradas deverão atender ao centro empresarial de Alphaville, um dos mais dinâmicos da grande São Paulo.

Estações da Linha 24-Arco Oeste em Barueri (Jean Carlos)
Estações da Linha 24-Arco Oeste em Barueri (Jean Carlos)

Em Carapicuíba estão previstas cinco paradas: Parque da Lagoa, Carapicuíba, Brasil, Hospital Geral e Integração. A linha corta a região central da cidade e atende principalmente aos pontos com maior quantidade de habitações.

Estações da Linha 24-Arco Oeste em Carapicuíba (Jean Carlos)
Estações da Linha 24-Arco Oeste em Carapicuíba (Jean Carlos)

Na região de Osasco cinco estações deverão ser construídas. São elas as estações São Pedro, Jardim Roberto, Santo Antônio, Nova Granada e Sanazar. Assim como em Carapicuíba, neste trecho é predominante o uso residencial do solo.

Estações da Linha 24-Arco Oeste em Osasco (Jean Carlos)
Estações da Linha 24-Arco Oeste em Osasco (Jean Carlos)

Após Osasco, a Linha 24 chega à Zona Oeste de São Paulo.com três estações: Jardim D’Abril, Monte Belo e Eiras Garcia. Na estação Monte Belo haverá integração com a futura Linha 22-Marrom que ligará Cotia até Sumaré. Neste traçado a linha cruza áreas residenciais.

Estações da Linha 24-Arco Oeste na Zona Oeste (Jean Carlos)
Estações da Linha 24-Arco Oeste na Zona Oeste (Jean Carlos)

Em Taboão da Serra estão previstas as estações Hortênsias e Taboão, esta última com integração com a Linha 4-Amarela. A estação cruza áreas residenciais e o centro da cidade.

Estações da Linha 24-Arco Oeste em Taboão da Serra (Jean Carlos)
Estações da Linha 24-Arco Oeste em Taboão da Serra (Jean Carlos)

Por fim, a linha volta para São Paulo chegando na Zona Sul da cidade. As estações Donatello e Campo Limpo deverão realizar o atendimento a áreas de uso residencial e misto, com moradias e comércio.

Estações da Linha 24-Arco Oeste na Zona Sul (Jean Carlos)
Estações da Linha 24-Arco Oeste na Zona Sul (Jean Carlos)

A demanda da Linha 24-Arco Oeste, segundo estudos realizados pela CPTM em 2013, seria de 558 mil passageiros no cenário 2030. A frota de trens seria de 32 trens.

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  1. Traçado muito interessante, passa por áreas que deveriam estar sendo atendidas pela malha ferroviária já hoje. Mas infelizmente é o tipo de projeto que deverá sair do papel apenas daqui uns 10 ou 15 anos, na melhor das hipóteses.

  2. Ferro anel, linha grafite (Luz/Av. Nordestina) = nada. E quem mora nas periferias não apita nada em transporte sobre trilhos.

    : 0 (

  3. Governo/CPTM com dinheiro do povo constrói, gasta bilhões, depois a CCR só arremata a linha em leilão a troco de banana e recebe subsídios bilionários do governo durante décadas. O filme é velho e sem graça.

  4. Na situação atual, quaisquer projeto na Região Metropolitana resultaria em um serviço subterrâneo e não de superfície. A não ser que vire um VLT ou similar que compartilhe vias com automóveis.

    O traçado parece interessante e lembra um pouco umas ideias da EMTU para conexões na região (existia o projeto do corredor Barueri – Cajamar, diga-se).

    Nos tempos atuais, graças as ações dos liberais/conservadores brasileiros, não tenho mais expectativas de novidades nas ferrovias paulistas. É uma pena.

    1. deveria incluir a cidade de embu das artes no trajeto pois está entre carapicuiba e taboao da serra será muito interessante a inclusão

  5. A região de Santana de Parnaíba e Cajamar e bom se entra se no programa, essas duas cidades não tem trem, poderia fazer ligação até Perus.

  6. Embora este projeto seja bom assim como a linha-14-Onix, não existe a menor chance deste projeto prosperar nesta década, tratando–se de uma falácia!
    Já existiam fortes indícios que foi prometido nas fantasiosas campanhas eleitorais não seriam concretizadas, porém finalmente ficaram explícitas mostrando suas verdadeiras intenções nas matéria neste site e estas mudanças do terminal da Linha 13-Jade para Barra Funda, com a Estação da Luz voltando a ser terminal da Linha 10, extinguindo o Serviço-710 prejudicando TODAS as Linhas da CPTM, principalmente a superlotada Linha 11-Coral, com a falácia de melhorias.
    O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou em 8/6/23 que o “Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos”. Segundo suas palavras, será uma “revocação”!?, um redirecionamento das funções da companhia, e em 30/6/23 Metrô informou vai contratar empresa para cuidar dos trens da Linha 15-Prata por dois anos; 5/7/23 lança licitação para construir casas para moradores da Favela de Vila Prudente; e finalmente agora 7/7/23 mostrou suas verdadeiras intenções na matéria neste site “Privatização do Metrô de São Paulo deve ocorrer em 2025, com a CPTM inclusa”!?
    Até onde querem chegar os dirigentes com estes desvirtuamentos das inúmeras questões crônicas mal resolvidas das verdadeiras atribuições de funções da direção do Metrô/CPTM?
    Para tanto convocaram mais um forasteiro para fazer a função de “marionete” totalmente despreparado para presidência do Metrô, o sr. Júlio Castiglioni Procurador do estado do Espírito Santo.
    Com as inumeráveis postergações das obras físicas os gestores veem colecionando fracassos com sucessivos erros de planejamento ignorando o “Plano diretor”, divulgando e iniciando e interrompendo a execução de novas linhas Metrô em detrimento da CPTM de forma concomitante sem concluir as que estão iniciadas, invertendo prioridades, fazendo politicagem com os projetos, desperdiçando o dinheiro público com concessões afoitas, priorizando TIC em detrimento dos Trens Metropolitanos tais explanações podem ser comprovadas em diversas atitudes descabidas.
    Percebe-se que já se estão preparando um trampolim político no financiamento das próprias campanhas políticas nas concessões afoitas, e não na mobilidade e o bem-estar da população.

  7. A estação Taboão prometida pela linha 4 privatizada até hj não foi entregue. Imagine se essa 24 vai sair do papel. Já se faz mais de 20 anos.

  8. Esse traçado me parece estranho, com essas curvas fechadas não acho que seja trem convencional o modal não, talvez um VLT

  9. A CPTM mudou a nomenclatura? das linhas? não seria metais ou pedras preciosas? porque Arco Oeste? se a Onix não é Arco Leste? – padronizar ou não mudar o que já se segue seria no mínimo senso de organização, desse ponto já começa a perceber que é UTOPIA.

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