Confira onde estão os três tatuzões que escavam túneis metroviários em São Paulo

É a segunda vez que três tuneladoras trabalham de forma simultânea na capital após as obras de expansão da Linha 5-Lilás
Tatuzões que estão escavando o subsolo de São Paulo (Jean Carlos)a
Tatuzões que estão escavando o subsolo de São Paulo (Jean Carlos)a

A mobilidade é um assunto sério, mas que vem sendo abordado por grandes veículos de imprensa de forma oportuna, apenas para gerar cliques.

Um tema recentemente abordado de forma errada alega que São Paulo tem pela primeira vez três tatuzões trabalhando ao mesmo tempo. Nada mais impreciso.

Há sim três tuneladoras em atividade simultânea no subsolo da capital, mas isso já ocorreu antes, durante as escavações da expansão da Linha 5-Lilás.

Naquela época, um tatuzão escavava túneis duplos entre o VSE Bandeirantes e a estação Chácara Klabin enquanto duas tuneladoras menores abriam túneis singelos (uma via) entre a região da estação Adolfo Pinheiro e o mesmo VSE Bandeirantes.

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Desta vez a novidade é que São Paulo tem três tuneladoras escavando vias duplas ao mesmo tempo, como este site já havia informado anos atrás.

Tatuzão Norte na futura estação Itaberaba
Tatuzão Norte na futura estação Itaberaba (LinhaUni)

Mas onde estão os três equipamentos?

Como é tradição, fazemos o acompanhamento dessas máquinas a cada etapa concluída. Em agosto, os dois tatuzões da Linha 6-Laranja estavam em atividade enquanto a tuneladora Cora Coralina, da Linha 2-Verde, era preparada para retomar as escavações.

Tatuzão Norte

O tatuzão que escava o solo rochoso da região norte da capital havia partido da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado no final de abril com a meta de chegar à estação Maristela (antiga Vila Cardoso) por volta de outubro. Atualmente, segundo informações apuradas pelo site, ele está próximo ao VSE Felipe Mendes.

Tatuzão Sul

O equipamento que escava em direção à São Joaquim é o que mais avançou até o momento. Embora tenha sido seriamente danificado durante o rompimento do interceptor de esgoto no SE Aquinos, o tatuzão retomou os trabalhos e já passou pelas estações Santa Marina, Água Branca, SESC-Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida e FAAP-Pacaembu, onde chegou em junho.

A parada no local não demorou e atualmente a tuneladora ruma para a estação Higienópolis-Mackenzie, a mais profunda da América Latina, onde deve chegar nas próximas semanas. A partir dali, no entanto, há dúvidas sobre o que ocorrerá já que estação 14 Bis-Saracura está longe do ponto necessário para recebê-lo.

Em tempo: ao contrário do que se pode encontrar na internet em textos mal apurados, tanto o Tatuzão Sul quanto o Norte partiram do VSE Tietê, o segundo de um ponto mais ao norte.

Tatuzão Sul no VSE Pacaembu (Redes sociais)
Tatuzão Sul no VSE Pacaembu (Redes sociais)

Cora Coralina

A tuneladora que escava a primeira etapa da extensão da Linha 2-Verde até Penha está no momento sendo preparada para partir da estação Anália Franco. O equipamento fabricado na China iniciou suas escavações no Complexo Rapadura e já passou pela estação Vila Formosa.

A próxima etapa será chegar à estação Santa Clara, cerca de 1,1 km de percurso, com uma breve pausa no VSE Cestari.

Embora tanto o Metrô, responsável pelas obras da Linha 2, quanto a LinhaUni, que está à frente da Linha 6, não divulguem previsões exatas do fim das escavações, é razoável esperar que o Tatuzão Norte termine seu trabalho em meados de 2025.

Tuneladora Cora Coralina em Anália Franco
Tuneladora Cora Coralina em Anália Franco (CMSP)

Já Cora Coralina também deve fechar a primeira etapa de escavações no ano que vem, quando chegar ao VSE Falchi Gianini. Mas ela será então desmontada e levada até a Penha onde abrirá mais um trecho de túneis onde estão outras quatro estações.

Por fim o Tatuzão Sul é o que tem o cronograma mais impreciso. Se passar direto por 14 Bis, a máquina pode chegar à São Joaquim por volta do início de 2026. Se houver uma pausa para esperar a vala da estação ser concluída, então isso pode demorar bem mais tempo.

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6 comments
  1. Quase 2 meses parada na estação analia franco.
    Tem algum motivo, tipo quebra? A manutenção previa 20 dias.
    Morosidade absurda.

  2. A estação 14 bis voltou a crescer no percentual de avanço de obras no site da linhaUni, talvez as escavações tenham recomeçado

  3. Ok, Mickey e Tiago, mas lembrando que o Cora Coralina não perfurou nem 2 km. até o presente, onde está no momento. Então seria estranho a roda de corte já ter desgastado ou ser normal tal parada, já que a 350 mts antes, ele parou 20 dias para manutenção. Enfim….por parte do metrô, o silêncio reina.

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