As obras da Linha 17-Ouro estão prestes a serem retomadas pelo Metrô de São Paulo. Depois de vários anos de construção, em meio a desistências, paralisações e ações na Justiça, novos prazos foram revelados.
Apesar do histórico conturbado e praticamente mítico, o Metrô de São Paulo estabeleceu em uma tabela, uma série de datas marco para diversos empreendimentos que necessitam de finalização.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os prazos citados abaixo deverão ser considerados após a assinatura da ordem de serviço. Segundo o Metrô, a assinatura da OS deverá ser realizada em 11 de setembro.
Estações
O Metrô estabeleceu a realização de serviços complementares nas estações Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Campo Belo e Chucri Zaidan. Nestas estações são listados cinco tópicos confira abaixo:
- Instalação de piso na plataforma
- Instalação de piso no mezanino
- Acabamento de sala de equipamentos eletrônicos para implantação de sistema de telecomunicações
- Acabamento nas salas técnicas para implantação do sistema de energia
- Instalação de rede hidráulica
Os prazos estabelecidos pelo Metrô variam de 140 dias até 180 dias. Não existe um padrão de prazo entre as estações, já que elas se encontram com diversos avanços percentuais. Em termos práticos, os diferentes estágios das obras civis das estações citadas devem ser finalizados entre 29 de janeiro de 2024 e 09 de março de 2024.
A estação Washington Luís, diferente das demais, conta com mais serviços para serem executados como a finalização do porão de cabos para a implantação do sistema de alimentação elétrica e a instalação das coberturas metálicas, cobertura do corpo e acessos da estação.
Desta forma, a estação Washington Luís tem um prazo maior para ser finalizada. A previsão é de que os serviços remanescentes possam ser concluídos até o dia 08 de maio de 2024, já no segundo trimestre do ano que vem.
Pátio Água Espraiada
O pátio Água Espraiada receberá o centro de manutenção de trens e o centro de controle operacional da Linha 17-Ouro. Os principais serviços remanescentes são:
- Implantação de vigas guia no Bloco A
- Acabamento do Bloco A para implantação de sistemas
- Acabamento do Bloco D para implantação de sistemas
- Passarelas metálicas
- Acabamento do Bloco B e CCO para implantação de sistemas
- Paisagismo.
As atividades no pátio que têm prioridade para conclusão são as vigas e cobertura do Bloco A e a finalização do Blocos D que variam de 150 até 180 dias.
As atividades mais longas deverão ser a conclusão das vigas de ligação com as vias operacionais, a finalização do CCO e das vigas dos níveis inferior e superior. A duração será de 240 até 400 dias.
A última tarefa a ser realizada será o paisagismo do pátio. No geral as atividades de paisagismo são as últimas a serem concluídas. Se tratando das obras brutas do pátio, os prazos estimados para a finalização das primeiras tarefas são o dia 08 de fevereiro de 2024 enquanto as últimas tem previsão de serem finalizadas em 15 de outubro de 2024.
Outros
Ainda existem tarefas gerais a serem concluídas ao longo da Linha 17-Ouro. Entre as principais estão:
- Estrutura de suporte dos Track Switches X-22 e X27
- Lançamento e consolidação de vigas guia
- Enterramento de redes aéreas
- Instalação de passarelas de emergência
- Paisagismo em geral
A estrutura de suporte dos aparelhos de manobra deverão ser finalizadas em 210 dias, enquanto as vigas restantes deverão ser concluídas em 240 dias. Itens como as passarelas de emergência deverão ser finalizadas entre 300 e 390 dias após a emissão da Ordem de Serviço.
O paisagismo é a última etapa das obras civis da Linha 17-Ouro e deverão ser finalizadas com 540 dias após a emissão da OS.
A finalização das obras civis como um todo deverá ocorrer apenas no ano de 2025. A data estabelecida para a conclusão do paisagismo é o dia 04 de março de 2025.
Ainda não é o fim das obras
Os prazos citados acima, tanto para as estações como para o pátio, se referem exclusivamente às obras civis. A Linha 17-Ouro ainda deverá passar pela implantação de sistema de energia, sinalização, receber trens, testar os trens, etc.
Então, apesar da última data marcada ser março de 2025, certamente a linha ainda não estará pronta para receber passageiros. Certamente um dos marcos mais simbólicos, que é a finalização física das estações, estará concluído, mas muito trabalho ainda precisará ser feito para o início da operação comercial.
Sobre a linha 17: so acredito vendo e hoje vendo nao acredito.
muita coisa ficou ao ar livre tomando chuva no clima umido de sp.
byd tem que entregar esses trens ja em 2024.
Tudo muito enrolado, tudo a passos de tartaruga, e o que deveriam fazer é: tudo estará pronto no final de 2024 !! Até 2024 !!!
Resumindo. O tempo passa o tempo voa e a linha Ouro continua numa boa só comendo grana. Piada pronta
Bom, já é um início aceitavel.
Importante é começar as obras e pensar por etapas até sua conclusão a população do território.
Esse projeto tinha tudo pra dar certo, parece que foi construído em cima de um cemitério indígena. Pera…
o grande problema ocorre quando os consórcios derrotados nas licitações entram com recursos solicitando a paralisação, e também porque nem sempre o estado procede o real vencedor da licitação, as vezes contrata o segundo ou terceiro , alegando que não atendeu algum dos critérios da licitação, e sempre que se judiciálizam, levA-SE MUITO MUITO TEMPO , AS VEZES ATÉ ANOS, vai é vem de decisões e mais recursos, e mais recursos , na minha opinião deveria ser estipulado um prazo limite para julgamento de recursos referente a qualquer licitação pública com grande impacto a população deveriam ter prioridade e deveria ser criado um prazo máximo limite de tempo para as tramitacoes , análises e julgamentos , buscando reduzir os tempos que as obras ficam paradas aguardando os longos desfechos das disputas judiciais entre os consórcios envolvidos
Se a maldita da coesa não tivesse entrado com recurso era para as obras estarem prontas esse ano, que odio!
parece que dessa vez vai acabar kkk
tudo que acontece neste pais parece casual,açoes judiciais,falências,recur
sos,etc mas nao é tudo de proposito
é como a cracolandia é para consolidar
a destruiçao do que já era destruido a santa ifigênia.A gente ler e ouvir sobre prazos de
obras é nos fazer de otários,no nosso
pais prazos de obras publicas nenhuma
sao cumpridas,a nao ser prazos para elite
brasileira aumentar seus salarios isto eles
conseguem sempre adiantados nao há re
curso que atrase
acreditar em prazo de obras no brasil é nos
fazer de otários,quem acredita que atrasos
é por causa de falência,recursos,etc é trouxa
observe se para elite brasileiro a recurso
que impeça os seus salários de marajá.