O Metrô divulgou nos últimos dias, em suas redes sociais, vídeos datados de novembro e que mostram o andamento das obras de expansão da sua rede de três linhas – com a entrega de Vila Sônia, a companhia produziu um vídeo final com os preparativos para sua conclusão.
Linha 2-Verde: das estações que estão sendo construídas, Vila Formosa é a mais adiantada. Esta semana, em suas redes sociais, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, disse que foi finalizada a concretagem da laje do fundo do poço da estação.
Já o estacionamento Rapadura tenta tirar o atraso de meses de obra suspensa. Ainda não há vestígio de poço sendo escavado, mas o consórcio está concretando as paredes diafragmas, ao que parece.
Esta parte da obra é uma das mais importantes da expansão da Linha 2-Verde já que é dali que partirá o tatuzão para construir os túneis, em duas etapas.
Linha 15-Prata: vídeo mostra os últimos preparativos para a inauguração de Jardim Colonial, que deve ocorrer na próxima semana (leia aqui). A mídia mostra também os trabalhos que estão sendo feitos na construção do trecho elevado após Jardim Colonial e que servirá de área de manobras para os trens.
Linha 17-Ouro: como nos últimos vídeos, os trabalhos que envolvem as estações estão em ritmo lento e com poucos funcionários atuando. Não há nada o que se comemorar e as estações continuam como se fossem esqueletos abandonados.
Detalhe curioso é que, mesmo praticamente abandonadas, as escadas rolantes foram instaladas na maioria delas, o que pode acarretar danos de tanto tempo exposto ao tempo sem funcionalidade.
Especula-se que a instalação ocorreu por conta do contrato feito diretamente com o fabricante e que estava suspenso há tempos. Para que não ocorressem problemas jurídicos, o Metrô teria liberado a montagem mesmo com as estações incompletas.
Os principais avanços da linha se mostram focados no trecho do elevado na Marginal Pinheiros onde estão sendo instaladas as vigas-trilho.