O Metrô publicou nesta semana os vídeos do andamento de suas obras nas quatro linhas em expansão. O material é datado como de julho de 2021, mas normalmente a captação das imagens ocorre um pouco antes disso. Confira:
Linha 2-Verde: Com oito estações em obras, Vila Formosa aparenta ser a mais adiantada, onde se vê o poço principal já em uma grande profundidade. As demais paradas mostram canteiros sendo montados ou em preparo para início das escavações.
Linha 4-Amarela: praticamente pronta e com poucos operários, a estação Vila Sônia, mostrada no vídeo, já poderia ter sido inaugurada se não fosse o atraso da Siemens na implantação de seus sistemas. A previsão é de inauguração para dezembro deste ano.
Linha 15-Prata: outra estação que já está nos acabamentos finais. Jardim Colonial deve ser entregue em outubro, de acordo com as últimas declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy. Testes de sistemas vem sendo realizados aos fins de semana.
Linha 17-Ouro: a linha que deveria ser a mais rápida a ser entregue é a mais problemática atualmente no Metrô. O vídeo mostra o que já relatamos por aqui: as obras continuam em passo lento, com poucos funcionários, a despeito de Baldy ter dito existirem quase 700 colaboradores.
No entanto, é comum que as imagens gravadas não encontrem pessoal, como ocorreu com a estação Vila Cordeiro, sem nenhum operário. A obra também continua a mostrar pouca evolução para oito meses de retomada. Apesar disso, o governo continua a garantir que irá inaugurar a Linha 17 até o final de 2022.