A CPTM, em parceria com o SENAI, abriu novas vagas para alunos aprendiz para o curso de Maquinista de Trens Metropolitanos. A seleção, que deverá ocorrer através da análise do boletim escolar, será realizada até 19/12 (segunda-feira).
A histórico da escola ferroviária
O Senai James C. Stewart é o local onde o curso de maquinista será ministrado. O local possui uma íntima história com a ferrovia, já que foi criada para a formação profissional de funcionários da antiga São Paulo Railway (SPR).
O centro de formação profissional permanece em atividade desde 1954 e ao longo dos anos foi se aprimorando. A parceria com o SENAI surgiu durante a gestão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e continua até os dias de hoje com a CPTM.
O nome da escola homenageia o engenheiro escoces James Cleghorn Stewart que trabalhou na SPR e foi o último funcionário remanescente da companhia inglesa a trabalhar na RFFSA.
O curso de maquinista
O curso de Maquinista de Trens Metropolitanos possui duração de 1 ano onde o aluno receberá 800 horas de treinamento teórico e prático. Durante o primeiro semestre os alunos recebem a maior carga de conhecimentos teóricos para que no segundo semestre seja possível realizar a prática.
Além das atividades realizadas dentro da unidade de ensino, os alunos podem ter a oportunidade de realizar visitas guiadas em abrigos de manutenção e outros setores de forma que possam visualizar e reter conhecimento sobre conteúdos lecionados.
A ideia do curso é formar profissionais plenamente capacitados para realizar a condução segura e eficiente dos trens metropolitanos. Para se atingir este objetivo um grupo de professores especializados capacitados foram selecionados, incluindo ferroviários e ex-ferroviários;
Ao todo são cinco professores fixos na unidade e outros dois professores rotativos que lecionam aos alunos desde os conteúdos fundamentais até os conhecimentos específicos da profissão.
Dados sobre o curso
O curso de Maquinista de Trens Metropolitanos é inédito na unidade que contou com sua primeira turma piloto neste ano. No geral, os alunos tiveram um aproveitamento bastante elevado com rendimento de 90% das turmas. O melhor aluno teve rendimento de 98,75%
Para se formar no curso o aluno precisa obter frequência de no mínimo 75% além de aproveitamento de 50%. Isso já demonstra que o nível médio dos alunos é bastante elevado.
Além disto o curso possui alta adesão feminina com mais da metade das inscrições sendo ocupadas por mulheres, o que reforça uma tendência de crescimento numa profissão onde os profissionais são majoritariamente homens.
Levantamentos indicam que para o último concurso para o curso de maquinista foram inscritos 4731 candidatos, o que representa uma disputa de aproximadamente 169 candidatos por vaga.
A estrutura escolar
O Senai James. C Stewart agora está com em processo de reforma de suas instalações e conta com diversos equipamentos que ajudam no processo de formação dos alunos.
O prédio principal da escola passou por uma grande reforma e atualmente oferece melhores condições de conforto para quem está na instituição. Diversas salas de aula compõem o prédio que também serve como espaço para treinamento de profissionais da CPTM.
O grande diferencial da unidade de ensino são as estruturas específicas para o treinamento de pessoal. No fundo da escola está localizado a via didática que conta com diversos elementos encontrados na ferrovia como a via permanente, incluindo um aparelho de manobra, e a rede aérea com todos os seus componentes e um truque ferroviário.
Ao lado estão dispostos outros equipamentos como a estação ferroviária didática que é dotado de uma maquete de trem em tamanho real, plataforma e uma pequena bilheteria.
Equipamentos do sistema de sinalização como faróis e uma caixa de locação com equipamentos de sinalização também auxiliam os alunos para a absorção de conteúdos teóricos e práticos.
Outros equipamentos importantes são o simulador de CCO, que possibilita o treinamento e a exposição do funcionamento do controle de trens, e o simulador de trens que permite realizar a condução de diversas séries de trens sob várias circunstâncias.
A importância da prática e seus resultados
Como já referido, os alunos do curso de maquinista de trens metropolitanos recebem, além do conteúdo teórico, práticas através do simulador de trens. O equipamento adquirido pela CPTM é o mesmo utilizado para a prática de profissionais que atuam na companhia.
O simulador foi construído pela empresa espanhola Lander, que é especializada na fabricação de simuladores de condução. O equipamento pode ser dividido basicamente em três partes: Posto do instrutor, posto do maquinista e software.
O posto do instrutor é o local onde o professor realiza o acompanhamento da simulação. Neste local ele consegue visualizar as condições de operação do trem como velocidade, destino e trajeto. Ele consegue configurar as rotas e os trens a serem simulados, bem como inserir condições adversas como chuva, pessoas na via e falhas nos trens.
O posto de maquinista é o local onde o aluno receberá o treinamento. Ele é composto de uma estrutura física que é similar a cabine de um trem com banco, console e pedal para o equipamento de homem morto. As imagens são projetadas em um telão.
O console para simulação é simplificado e possui botões para abertura e fechamento de portas, manípulo de tração/frenagem e botão para freio de emergência. Os demais botões dos trens são simulados virtualmente, devido ao fato de os modelos de trens serem diferentes.
A terceira parte deste equipamento é o software de simulação. Ele é um programa exclusivo que permite a simulação de todas as séries de trens modernos da CPTM de forma que se possa reproduzir todas as condições técnicas dos trens como simulação e frenagem das mesmas. Equipamentos internos e externos também são simulados.
Os alunos recebem treinamento em todas as séries de trens disponíveis no simulador, além de realizarem funções inerentes à profissão, como o preenchimento do livro de bordo.
Como consequência deste tipo de formação, os alunos apresentam rápido desenvolvimento. Caso algum destes alunos entrassem para a CPTM para operar um trem, ao invés de receberem um treinamento de 8 meses em período integral, o tempo de capacitação seria diminuído para três meses.
Leva-se em consideração que o treinamento de maquinistas da CPTM é extremamente denso e detalhado, de forma que o profissional formado é plenamente capacitado para atuar em qualquer tipo de adversidade dos trens. Isso reforça a qualidade do curso ministrado na unidade.
Inscrições e benefícios
Para se inscrever no curso os alunos precisam ter entre 18 e 24 anos durante o período do curso. A escolaridade mínima exigida é o Ensino Médio completo e o método de avaliação será a análise o boletim do 9º ano de Ensino Fundamental II
O aluno receberá benefícios como bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, vale refeição, vale alimentação, convênio de saúde e odontológico, etc.
O curso garante por legislação a participação de alunos PCD, sendo que 5% das vagas são reservadas para estes. Neste caso não existe limite máximo de idade para participação.
As inscrições estão sendo realizadas no site do Senai Leopoldina
Fantástico! Por mais escolas ferroviárias como essa!
Faltou dizer se a CPTM absorve os alunos formados .
Ou se precisam fazer concurso público para trabalhar na empresa .
A CCR contrata operadores de trem que foram formados ali ?
Esse curso surgiu curiomente na época da concessão, é uma boa oportunidade pra CCR melhorar seus quadros.
Sério, atualmente os alunos formados não são absorvidos pela CPTM.
Todos os que saem formados podem concorrer as vagas na iniciativa privada ou nas estatais através de concurso público.
É bom frisar que toda empresa, a depender do número de funcionários, é obrigada por lei a formar turma de alunos aprendizes.
Ela pode formar por conta própria ou através de convênio com o Senai
Entendo que a CPTM se não tem intenção de absorver esse pessoal, que então fizesse curso de eletricista ou mecânico, assim o aluno tem uma profissão para o mercado de trabalho. Um curso de maquinista é um ramo muito específico, não vai encontrar muita vaga, pois tirando a CPTM, vai achar vaga onde?
Gostei muito da matéria e conteúdo abordado, gostaria de saber se há uma outra forma de fazer o curso sem esse limite de idade, pois não né encaixo nesses dois perfis abordados para fazer o curso.
Antônio, por enquanto o curso está disponível apenas para a faixa de idade entre os 18 e 24 anos.
Segundo conversas com os responsáveis pelo curso, há possibilidade de ampliação dessa faixa etária para todos os públicos, mas sem prazo definido.
O curso de formação de maquinista da CPTM virou um curso do SENAI para suprir a demanda da CCR. Já pensou a CCR ter que pagar salário por 8 meses para o funcionário aprender a função???????? Que absurdo!