Conheça os bastidores da operação da Linha 4-Amarela

Site participou de visita monitorada do programa Cliente do Amanhã, em que adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a operação da ViaQuatro e também o simulador de trens da concessionária
Simulador de Trens (Jean Carlos)

A ViaQuatro promoveu uma nova edição do programa Cliente do Amanhã com adolescentes atendidos pela ONG Estrela Nova. Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da operação da Linha 4-Amarela de metrô. Reportagem do site acompanhou a experiência e relata a seguir como foi o evento.

A chegada dos jovens ocorreu por volta das 13h30. O grupo de 10 adolescentes foi recepcionado por funcionários da ViaQuatro e separado em duas turmas de 5 pessoas. Todos se deslocaram para o interior da estação Vila Sônia onde foram expostos alguns projetos e campanhas realizadas pela concessionária.

Ainda na estação os adolescentes visitaram o mural “Ideias tem o poder de alegrar um coração”, onde estavam expostos desenhos produzidos pelos próprios jovens. A ideia aqui é passar uma mensagem positiva relacionada a temas como tolerância, diversidade e respeito.

Após a passagem pelo mural os visitantes foram deslocados para o Pátio Vila Sônia onde estava localizado o simulador de trens utilizado pela ViaQuatro para o treinamento de seus funcionários.

Os joves participantes em frento ao mural com desenhos e mensagens (Jean Carlos)

O Simulador de Trens

Assim como o simulador de trens na escola ferroviária da CPTM, o equipamento da ViaQuatro possui um posto para o operador, um posto para o instrutor e uma série de telas onde os alunos podem acompanhar as ações executadas.

Os adolescentes tiveram a oportunidade de conduzir trens em determinados trechos e terem uma experiência de como é ser maquinista. O site também teve a oportunidade de conhecer de perto o equipamento e todos os seus diferenciais.

O simulador de trens da Linha 4-Amarela foi construido pela empresa espanhola Lander, especializada na fabricação deste tipo de equipamento, bem como no desenvolvimento dos softwares para emulação da operação ferroviária.

Posto de simulação de trens da Lander (Jean Carlos)

O posto onde o aluno realiza a operação é semelhante a um trem da Série 400 fase 1, fabricados na Coreia do Sul e que foram os primeiros a operar na Linha 4-Amarela. O console do trem fica embutido dentro de compartimentos, de tal forma que é necessário realizar a remoção de uma tampa de proteção para acessar os comandos principais.

O trem da ViaQuatro foi construído pela Hyundai-Rotem, mesma empresa que fabricou os trens da Série 9500 da CPTM que operam nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. A interface de informações é bastante semelhante entre ambos os trens.

Cabine do simulador de trem (Jean Carlos)

Durante a simulação existem dois modos de condução. O modo automático é o principal e utilizado com maior frequência na Linha 4-Amarela. Neste caso os trens são comandados automaticamente pelo sistema de sinalização CBTC.

O modo manual pode ser utilizado em situações específicas como em emergências e durante operações sem a presença do sistema de sinalização. Nos primeiros dias de operação da estação Vila Sonia os trens foram comandados em modo manual, sendo que neste caso a velocidade é limitada a 30 km/h.

Operação em modo manual possui limite de velocidade (Jean Carlos)

Durante os exercícios realizados, o treinando pode se deparar com diversos cenários operacionais que podem ocorrer em situações reais. É possível simular ocorrências como a presença de pessoas na via, defeitos no trem e até mesmo operação de reboque e manobra.

O simulador também conta com uma segunda tela na parte traseira do equipamento que permite realizar intervenções nos equipamentos do trem. Neste sentido o treinando pode realizar atuações no sistema de portas, armários de disjuntores, equipamentos pneumáticos, etc.

Painel para atuação em equipamentos do trem (Jean Carlos)

O treinamento de um funcionário da ViaQuatro leva em média quatro dias. Durante este período são fornecidos treinamentos teóricos, práticos e uma prova. Apesar do curto período de treinamento, todos os agentes de estação passam por até dez ciclos de atividades ao longo do ano, sendo quatro simulados e seis com um trem real.

Na última etapa da visita os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a sala do Centro de Controle Operacional (CCO) onde as atividades de operação, manutenção e gestão são realizadas. O centro de controle operacional é dividido em partes distintas que englobam gestão de segurança operacional, controle do tráfego e centro de manutenção.

CCO da ViaQuatro (Jean Carlos)

Apesar de uma operação totalmente automatizada, o fator humano é uma variável a ser considerada nas atividades do centro de controle, uma vez que ocorrências operacionais podem gerar situações fora da rotina, o que exige pronto atendimento para a normalização da operação.

Total
0
Shares
Previous Post

Veja o tatuzão da Linha 2-Verde sendo montado no exterior

Next Post

Marcopolo Rail conquista pedido de trens no Chile

Related Posts