Consórcio da Linha 15-Prata lança vigas com novo método

Empresa responsável pela expansão das vias do monotrilho fez uso de um novo dispositivo de sustentação das vigas-trilho, considerado mais preciso
Lançamento de viga-guia da Linha 15 (CEML)
Lançamento de viga-guia da Linha 15 (CEML)

O Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML) é o responsável pela maior parte das obras da Linha 15-Prata do Metrô desde que o projeto saiu do papel, em 2009.

Hoje formado pelas construtoras Coesa e Álya, que sucederam a OAS e a Queiróz Galvão, além da fabricante de trens Alstom, o consórcio tem sido pioneiro nas técnicas de lançamento de vigas-trilho no país.

Esse pioneirismo, no entanto, trouxe problemas já que a empresa foi alvo de várias críticas do Metrô a respeito da qualidade das estruturas das vias do monotrilho.

Há vários processos administrativos em curso além de alguns em que o CEML acabou pagando multas de valores modestos.

Estrutura de suporte da viga
Estrutura de suporte da viga (CEML)

Ajuste preciso das vigas

A despeito disso, as sócias parecem estar tirando lições do trabalho nas extensões da Linha 15 em direção ao pátio Ragueb Chohfi.

Nesta semana, o CEML realizou o lançamento de mais vigas-guia na região da avenida de mesmo nome que o pátio. E desta vez utilizando pela primeira vez uma técnica inovadora para a execucação da via elevada.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O trabalho foi compartilhado nas redes sociais e mostra um novo dispositivo de sustentação das vigas-guia, que foi “especialmente projetado para o suporte e ajuste preciso das vigas”, segundo postagem de uma funcionária envolvida na obra.

O consórcio não explicou exatamente quais são as novidades, mas a expectativa é que o trabalho de fixação das vigas ganhe qualidade e resistência para que o ramal não sofra com problemas como os que afetaram a operação em anos passados.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. Pelo oq eu entendi, essse dispositivo é apenas para ter um posicionamento mais preciso, mas não vai melhorar a resistência do concreto

Comments are closed.

Previous Post
Estação Guarulhos-CECAP

Nada de estação “Mamonas Assassinas”, diz Tarcísio

Next Post
O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro

Primeiro trem da Linha 17-Ouro será entregue pela BYD nesta sexta-feira

Related Posts