A CPTM confirmou que o Consórcio Telar-Gros-SPRail Linha 13 foi o vencedor da concorrência para implantação da nova infraestrutura das vias entre as estações Luz e Barra Funda com o objetivo de estender a operação das linhas 11-Coral e 13-Jade.
Em uma curta nota, a companhia nesta segunda-feira, 19, que o consórcio “foi considerado habilitado e declarado vencedor do certame”, mas não confirmou os demais participantes da concorrência.
O consórcio liderado pela Telar teria oferecido R$ 158 milhões para executar o serviço, pouco abaixo do segundo colocado, segundo apurou o site. Houve ainda mais dois participantes, de acordo com informações não oficiais.
O contrato prevê uma série de obras de modernização e recapacitação do trecho entre as duas estações a fim de permitir que os dois ramais possam se conectar com outras linhas importantes da malha.
Entre os serviços a serem prestados estão a instalação de um novo sistema de rede aérea de energia, sinalização, energia de tração e via permanente. Em suma, tornar o trecho mais moderno e capaz de suportar mais viagens já que não se afasta a ideia de que outras linhas possam se beneficiar desse trabalho – entenda em detalhes o que será feito.
O valor ofertado ficou pouco acima do orçamento da CPTM, de R$ 156,7 milhões. O prazo de execução é de 36 meses, o que projeta a entrega para 2024 caso o contrato seja assinado ainda neste ano e não existam problemas jurídicos.
Espero que este consórcio vislumbre um eixo de ligação da estação Jaguaré – Villa Lobos com a estação Vila Leopoldina, de forma que o usuário tenha a opção de ir direto da Barra Funda à Jurubatuba e vice-versa, sem precisar fazer baldeação com Presidente Altino ou mesmo usar ônibus + metrô Pinheiros, esta uma estação sempre cheia.