Após aceitar assumir as obras remanescentes das estações Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan da Linha 17-Ouro, abandonadas pela Andrade Gutierrez e CR Almeida, o consórcio TIDP assinou contrato para tocá-las nesta quarta-feira, 11.
A informação foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira. Para terminar o trabalho, o TIDP receberá R$ 74,2 milhões e terá 21 meses para concluí-las – ou seja, em 11 de fevereiro de 2018.
As três estações fazem parte do Lote 2, vencido pelo consórcio Monotrilho Estações e que era responsável pela maior parte das obras da Linha 17, incluindo o pátio de manutenção, as vias, pilares, sistemas e trens do tipo ‘monotrilho’. Os trabalhos, no entanto, foram sendo desacelerados nos últimos tempos e o Metrô decidiu romper esses contratos.
As sócias Andrade Gutierrez e CR Almeida teriam aceitado finalizar as vigas-trilho faltantes enquanto o governo do estado prepara uma nova licitação para concluir a primeira fase da linha.
Já o pátio, item mais atrasado do projeto, segue indefinido. A construtora Mendes Junior teria aceitado assumir a obra, mas problemas com a operação Lava Jato que a proibiu de participar de licitações, pode imperdir que um arranjo semelhante ao do consórcio TIDP seja fechado para finalizar o pátio.
A Linha 17 Ouro do Metrô em Monotrilho Está Com Quantos% das Obras?
Olá, Michell, nós não temos essa informação, mas não é arriscado dizer que não chegou à sua metade. As vias são a parte mais adiantada, depois parte das sete estações também estão no meio do caminho. Já o pátio está bem atrasado e ainda falta lançar uma nova licitação para a construção da estação Morumbi, que se conectará à Linha 9 da CPTM. Ou seja, tem muito trabalho pela frente, infelizmente.
Você tem alguma informação do andamento das obras no trecho 3 dessa linha?