A consulta pública para concessão das linhas 11, 12 e 13 de trens metropolitanos recebeu cerca de 1,2 mil contribuições, revelou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto.
O pacote de concessão, chamado de “Lote Alto Tietê”, ficou aberto para envio de contribuições entre os dias 17 de junho e 18 de julho.
Segundo a SPI, “todos os questionamentos e sugestões serão respondidos e, se pertinentes, poderão ser incorporados ao projeto referencial, edital e contrato.”
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A pasta agora prevê publicar o edital até o final de setembro e realizar o leilão para a iniciativa privada ainda em 2024. No entanto, as datas são bastante otimistas diante da complexidade do projeto e de possíveis questionamentos levantados por vários entes, entre eles os potenciais participantes da concorrência.
Investimento e R$ 12,5 bilhões
O plano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) é que o futuro operador construa e implante extensões como levar a Linha 13-Jade até Bonsucesso e Gabriela Mistral. Ao todo o projeto prevê 10 novas estações.
Também estão previstos investimentos em modernização e recapacitação da malha sobre trilhos para reduzir intervalos e aumentar a capacidade dos três ramais.
O investimento estimado é de R$ 12,5 bilhões que gerarão uma demanda diária de 1,2 milhão de passageiros.
Trata-se do terceiro leilão de linhas da CPTM, que já repassou as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a ViaMobilidade em 2021 e está em processo de transição para entregar a Linha 7-Rubi para a TIC Trens, que irá implantar o Trem Intercidades Eixo Norte.
Restará ainda a Linha 10-Turquesa com a estatal, mas ela deverá fazer parte de um pacote com a futura Linha 14-Ônix, que também serão repassados para a iniciativa privada.
Não fizeram nada disso na 8 e 9, difícil acreditar que nesses trechos será diferente…