Contrato do Trem Intercidades abre possibilidade para expansão até Americana e aeroporto de Viracopos

Investimentos dependem apenas de ordem do governo, sendo que obras deverão ser executados pela futura concessionária. Porém, não há prazo para que extensões se tornem realidade
Estação Americana (Prefeitura Municipal de Americana)
Estação Americana (Prefeitura Municipal de Americana)

A publicação do edital do Trem Intercidades traz luz a uma série de questões importantes sobre o novo serviço que prevê a implantação de trens rápidos entre São Paulo e Campinas passando por Jundiaí.

Uma destas novidades é a possibilidade de extensão do serviço do Trem Intercidades (TIC) para as cidades de Americana e para o Aeroporto de Viracopos.

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A informação consta no item 49.10 da minuta do contrato de concessão que versa sobre os chamados “Investimentos Contingentes”.

O anexo XIV do edital classifica investimentos contingentes da seguinte forma:

“Os investimentos especificados na Cláusula 49.10 do CONTRATO, cuja realização não está atrelada aos CRONOGRAMAS FÍSICO-EXECUTIVOS, mas à eventual decisão do PODER CONCEDENTE de determinar sua execução pela CONCESSIONÁRIA, conforme disposto na Cláusula 49 do CONTRATO.”

Ou seja, estes são investimentos que não estão originalmente no contrato de Parceria Público Privada, mas que podem ser acionados caso o poder concedente (leia-se governo do estado) autorize sua construção.

Levar o TIC até Americana implicará em custos elevados

Entre estes itens está a expansão do serviço expresso até a cidade de Americana ou até o aeroporto de Viracopos. Observe o trecho:

“49.10. Consideram-se INVESTIMENTOS CONTINGENTES passíveis de incorporação ao CONTRATO, como encargos da CONCESSIONÁRIA, a critério do PODER CONCEDENTE, (i) a expansão do SERVIÇO EXPRESSO até a cidade de Americana/SP e/ou até o Aeroporto de Viracopos;”

A alça de Viracopos foi prevista nos primeiros projetos do TIC, mas foi descartada conforme o projeto amadureceu. Já traçado até Americana foi considerado como uma Fase 2 do projeto que ligaria São Paulo até Campinas.

Estação Americana (Prefeitura Municipal de Americana)
Estação Americana (Prefeitura Municipal de Americana)

Vale ressaltar que no caso de Americana seria necessário compatibilizar a convivência entre cargas e passageiros, possivelmente com a criação de novas vias eletrificadas e de novas estações entre Campinas e Americanas.

Em Viracopos existe uma ferrovia de carga que passa pela região, mas que também necessitaria de remodelações para atender ao TIC, uma vez que o trecho é um dos mais movimentados corredores de carga do Brasil.

Distância entre o centro de Campinas e o Aeroporto de Viracopos é superior a toda a extensão da Linha 13-Jade, que vai até próxima de Guarulhos

De qualquer forma, a presença deste instrumento no edital é uma luz para os cidadãos que vivem nas cidades entre Americana e Campinas que poderão contar, algum dia, com a reativação do serviço ferroviário de passageiros.

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7 comments
  1. Seria interessante uma ligação Sorocaba – Campinas, incluindo um serviço parador que atendesse as cidades intermediárias e o aeroporto.

    1. Posso estar errado, mas existiu duas linhas férreas que ligava por este corredor. Hoje é apenas um (que funciona meio como um “ferroanel” já que não há mais conexão ferroviária direta entre Sorocaba e São Paulo).

  2. Só depende de “ordem do governo”. Só queria entender porque esses governos são tão pateticamente lentos. O tamanho do benefício é tão claro e fantástico que qualquer demora só demonstra a incapacidade desses governos. se existem pontos que dificultam, esses já deveriam ser esclarecidos de pronto, o que demonstra que esse desgoverno de SP sequer sabe, de fato, o que dificulta essa extensão. É MUITA INCOMPETÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Foi igual o edital de concessão das linhas 8/9, q prevê um tic até Sorocaba. Para inglês ver.

    Se já vai ser difícil sair esse inviável tic até campinas, imagina o tic até americana?

    Vamos lembrar que até agora a viamobilidade 8 e 9 não devolveu nenhum dos trens pra CPTM, não fez as RF previstas em contrato, não construiu o parque de oficinas para a CPTM na zona leste e ainda vai pedir reequilíbrio econômico financeiro para investimentos que já estavam previstos em contrato.

    E há quem defenda esse modelo.

    O nariz de palhaço nunca esteve em tanto uso.

  4. E essa linha que liga Viracopos, poderia ter integração com as 2 linhas de BRT em Campinas. Mais gente usaria.

  5. Viajei muito de São Paulo a Americana de trem quando era criança e depois adolescente !
    Fui engraxate na estação de Americana junto com meu irmão !
    Hoje com 61/62 anos ficaria muito feliz se este modal voltasse a funcionar !
    Ainda tenho familiares em Americana e duas opções de chegar até lá bus e automóvel !
    Ambos por rodovias !
    Irrisório !!

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