A Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizou nesta terça-feira, 18, a homologação do contrato para a compra de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo.
A compra de trens foi vencida pela fabricante chinesa CRRC em uma disputa acirrada com a Alstom, que está instalada no Brasil.
As novas composições deverão operar nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O reforço da frota é importante tendo em vista a extensão da Linha 2-verde para Penha e posteriormente para Dutra.

O Consórcio CRRC Sifang do Brasil é formado pela matriz chinesa e a filial brasileira da fabricante. A proposta da empresa foi de R$ 3,104 bilhões para o fornecimento de 264 carros metroviários
O custo por composição será de R$ 64,5 milhões considerando os seis carros. O novo conjunto de trens será denominado de Frota R e terá como uma de suas principais características a ausência de cabine de condução
A proposta do Metrô é de ampliar a condução autônoma de suas composições, estendendo o modelo para as demais linhas. Apesar disso, os trens devem chegar com um “modulo de cabine”.

Existe a possibilidade de que os novos trens da Frota R sejam montados em território nacional, segundo declaração do governador Tarcísio de Freitas. A fabricação em território nacional poderia baratear os custos de produção e facilitar o esquema logístico para o Metrô.
A primeira composição deverá ser entregue a partir do 21º mês de assinatura do contrato. A entrega deve ser finalizada no 58º mês, ou seja, quatro anos e 10 meses.