Contrato para laudo de terrenos a serem desapropriados na Linha 20-Rosa é assinado

Avaliação contemplará terrenos entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais. Valor do contrato é de R$ 98 mil com duração de 10 meses
Avaliação será realizada nos terrenos das estações da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)
Avaliação será realizada nos terrenos das estações da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo assinou nesta segunda-feira (05) o contrato para prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação das áreas prioritárias para desapropriação da Linha 20-Rosa.

O contrato abrange as áreas entre as futuras estações Santa Marina e Abraão de Morais passando por regiões de alto padrão da cidade de São Paulo.

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A empresa deverá fazer um levantamento do uso dos terrenos, ocupação do solo além de valores por metro quadrado. Tais informações poderão subsidiar as melhores opções em termos de futuras desapropriações.

O trajeto mais provável da Linha 20-Rosa (STM)

A empresa vencedora do certame foi a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda. O contrato tem duração de 10 meses e tempo de execução de seis meses a partir da emissão da primeira ordem de serviço (OS). A primeira OS poderá ocorrer dentro de 30 dias.

O valor do contrato é de R$ 98 mil com data base de 01/03/2023. O contrato estipula o valor de R$ 7 mil para cada uma das 14 áreas disponíveis para a análise. O contrato deve findar-se em abril de 2024.

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  1. É triste saber que desistiram de fazer a linha 18 por um BRT de pior qualidade e vão fazer a linha 20 rosa que vai ficar pronta em um futuro distante e deixaram a linha 19 celeste para depois. Mais uma vez a zona norte de São Paulo foi deixada de lado.

    1. Como eu sempre digo: priorizam os automóveis !! Ei, você que mora na Zona Norte, junte os seus vizinhos e proteste para ter mais metrôs aí na sua região !!

  2. Novamente para efeito de compensação, representantes do governo estadual anunciam a autorização de estudos para a Linha 20-Rosa que atenderia o ABC, para tentar ludibriar e justificar a descontinuidade da Linha Integradora 710-Rubi/Turquesa, porém ainda no final de 2021 já foi descartada a chegada da Linha 20 em Santo André e o tal Metrô de superfície gorou, e nem a Estação ABC Pirelli não foi construída e da mesma forma a Linha 14-Onix, ou seja compromissos vazios, a avaliação contemplaria terrenos entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais, cujo valor do contrato é de ~R$ 98 mil com duração de 10 meses para emitir laudo de terrenos a serem desapropriados na Linha 20-Rosa como se fossem iniciar as desapropriações, que possui prazo de validade, em ano que o Metrô de São Paulo voltou a registrar prejuízo de mais de R$ 1 bilhão.
    O que é paradoxal nesses múltiplos projetos principalmente do Metrô é que raramente saem do papel, os escritórios de engenharia que elaboram os projetos e avaliações é que são beneficiados, nunca avançam e quando tem novidades é sempre da procrastinação e adiamento.
    O conselho para a gestão seria focar na gestão das obras paradas e em andamento, pois estas sim possuem reais possibilidades de se tornar exequíveis. Direcionar energia e recursos financeiros para o que já estão iniciadas e incompletas e são dezenas, seria forma mais assertiva para pensar em linhas que nem do papel saíram.

  3. Ainda com alguma esperanca que o projeto mude novamente para contemplar o eixo da Av Faria Lima – talvez o mais importante gerador de empregos que o eixo atenderia – e que foi ‘desviado’ e trocado por um trecho de quase quatro kilometros sem estacoes. Se a ideia e realmente tirar carros das ruas, manter a linha passando sob a Av Faria Lima, com suas devidas estacoes, seria essencial!

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