A CPTM publicou no início do mês o extrato do primeiro termo de aditamento para o conjunto de obras de melhorias na estação Luz que incluem a já concluída ligação com a Sala São Paulo.
As obras compreendem a revitalização e reforma da plataforma central da estação na sua extremidade leste. O local passou por alteamento e alargamento, adequando-se à estrutura existente atualmente.
Além disso, há a previsão da implantação de uma nova saída provisória para a Praça da Luz que deverá ser construída na extremidade oeste da plataforma. Isso possibilitará uma melhoria no fluxo de passageiros que têm como destino a margem norte da estação que tem como um dos principais pontos de interesse a Pinacoteca de São Paulo
Dentro os principais pontos onde houve acréscimo de valores estão:
- Canteiro de obra
- Administração local
- Meio ambiente
- Carga e descarga de materiais
- Serviços de arquitetura geral
- Serviços de instalação elétrica
- Serviços de telecomunicações
- Serviços de instalação hidráulica
- Fundações da passarela provisória
- Estrutura metálica da ligação Luz-Sala São Paulo
- Remanejamento de interferências na reforma da plataforma central
Ao todo, o valor de todos os acréscimos somam R$ 2,7 milhões. Quando somado ao valor original do contrato o investimento global passa dos R$ 14 milhões. Cabe ressaltar que não há alteração no prazo das obras.
A empresa responsável por executar todas as obras é a Construmax Construções e Empreendimentos EIRELI EPP. O prazo do contrato é de 24 meses, divididos em 12 meses para obras e outros 12 meses para a operação assistida. O contrato foi assinado em 25 de março de 2021.