Convênio entre Santo André e CPTM pode criar estação de conexão de linhas sobre trilhos

Antiga Parada Pirelli pode voltar com status de estação, e abrigar novas linhas metroferroviárias
Projeto da MRS Logística prevê segregar trens de carga de composições de passageiros nas Linhas 10 e 7 da CPTM

Um convênio entre a prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode inserir uma estação adicional na Linha 10-Turquesa: a parada Pirelli. O local era usado até o ano de 2006 por funcionários da fábrica de mesmo nome, com partidas em alguns horários.

No fim de semana foi publicado no Diário Oficial um extrato de convênio entre a operadora de trens e a administração municipal, onde é previsto a elaboração dos projetos básico, funcional e executivo.

Além de atender aos usuários da ferrovia que liga o Brás e a cidade de Rio Grande da Serra, a futura estação fará conexão com uma linha de Veículo Leves Sobre Trilhos – VLT que ligará a região com Guarulhos, a Linha 14-Ônix, projetado pela CPTM, com cerca de 30 km, passando por vias importantes, como a Rodovia Ayrton Senna, e avenidas Monteiro Lobato e Jacu-Pêssego.

A administração municipal avalia formas de tirar o projeto do papel, e não descarta a adoção de uma PPP – Parceria Público Privada.

Arco Sul

Se a construção da Linha 14-Ônix parece ser em um futuro distante, o que dizer de um eixo de transporte com 65 km, ligando Alphaville, em Barueri, ao ABC?

Mapas com a futura rede que vieram a público entre os anos de 2013 e 2014 revelavam o chamado Arco Sul, um projeto sobre trilhos da CPTM que partiria da estação Pirelli, cortando São Bernardo do Campo, Diadema, bairros do extremo sul da cidade de São Paulo, e cruzaria com linhas como a Linha 9-Esmeralda, Linha 5-Lilás, Linha 4-Amarela, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. O Metrô/CPTM não conseguem terminar onras de linhas de 15km/20km e acabam congelando parte do projeto, quem dirá tirar do papel um com 30km. Apesar de ser muito útil, essa tal Linha 14 não anima muito, infelizmente…

    1. boa tarde ! Lucas qual a linha ou projeto que foi abandonado a linha 5 lilas ja esta funcionando e bem e chegara no jardim Angela no seu devido tempo na terceira etapa como ja foi falado a linha 4 amarela tambem funciona e bem ja chegou ão morumbi e no final deste ano chega a vila sonha e ate 2022 chega a taboão da serra na tercera etapa como ja explicado e a linha 6 laranja esta parada porque a construtora quebrou e abandonou a obra. não e culpa do gestor não senhor

Comments are closed.

Previous Post
Trem da Série 8500 da CPTM

CPTM pretende concluir Expresso Leste até Estudantes em abril

Next Post

Na Suíça, Doria busca investidores para 260 km de linhas de metrô e Trem Intercidades

Related Posts