A CPTM abriu licitação nesta semana visando a realização de obras de adequação e acessibilidade em duas paradas da Linha 10-Turquesa, a estação Prefeito Saladino, localizada no município de Santo André, e Capuava, no município de Mauá.
Ambas as estações passaram por remodelações ainda na década de 60 e até então poucas modificações foram realizadas. As obras, que terão um prazo de 32 meses, sendo 20 para execução e 12 para operação assistida, visam a melhoria das condições de acessibilidade universal, segurança e conforto dos passageiros.
Melhorias serão realizadas nos acessos, corpo da estação e passarela. Estão previstas em simultâneo obras de adequação de via permanente e de rede aérea. As extensões das plataformas, atualmente sem cobertura, receberão esse importante incremento.
Na área de sistemas, a CPTM pretende instalar dois elevadores em cada estação, para a realização da transposição entre as plataformas. Linhas de bloqueio acessíveis, grupo gerador e um sistema de combate a incêndio também constam entre as melhorias.
As propostas apresentadas deverão ser apreciadas no dia 15 de janeiro de 2021. A estimativa orçamentária da CPTM é de que o conjunto das obras tenha um custo de R$ 34,5 milhões. Cerca de 15 mil passageiros serão beneficiados com as mudanças.
Finalmente, as estações da Linha 10 são as PIORES do sistema. Seria bom reconstruir, mas essas adequações já são muito bem vindas.
Cadê o trem intercidades CPTM. , já caiu no esquecimento kkkk
Agora a pergunta que não quer calar: o que vai ser do projeto da Estação Pirelli? Voltou para a gaveta novamente?
E a parada principal de santo André não vai ganhar acessibilidade, escadas rolantes, elevadores, é a estação com mais trânsito de pessoas e NADA, NADINHA DE NADA???
Parabéns pela entrada no Metrô CPTM, Jean! Que essa parceria renda bons frutos… 👏🏽
Essas estações , não tem rampas de acessibilidade , assim como a estação Aracaré que só tem escadas.
Como esta a conclusao da obra da Agua Espraiada ??? AV roberto marinho , será que vai ser a Globo que vai pagar ?
A estação de Mauá precisa de adequações urgente. Não conseguimos o expresso e agora novamente ficaremos de fora.
Não existe compromisso algum que o governante que estará no poder após 2032 tenha continuidade, ou seja, assim como aconteceu com a Linha 18-Bronze e inumeráveis outras, novamente o planejamento técnico está sendo desprezado para serem tomadas medidas volúveis e adaptadas sem fundamentos técnicos plausíveis.
Grupo estrangeiro apresenta “proposta surpreendente” de concessão das linhas 2 e 20 do Metrô de 18 DE DEZEMBRO DE 2020
“A chegada da Linha 20 até o ABC Paulista (Santo André) é citada como NÃO prioritária, apenas um investimento potencial que incluiria nove estações. Não há quaisquer menção à extensão da Linha 2 após Tiquatira e sua prometida chegada até Dutra (Guarulhos), embora esse trecho esteja contratado pelo Metrô, mas sem previsão.” Neste texto fica explicito que além da supressão da Linha 2-Verde até Guarulhos, também a Linha 20-Rosa até Santo André ficara na promessa vazia por conta daquela tramoia feita para excluir a Linha 18-Bronze, caso se realizadas infelizmente as Linhas 2-Verde e 20-Rosa a se juntaram as dezenas de obras incompletas e que só serão viáveis após 2034
A reunificação das Linha 7-Rubi, e Linha 10-Turquesa com a melhor utilização da terceira linha central ociosa entre Brás e Santo André (Pirelli) continua a ser a opção mais rápida e econômica, mas os gestores continuam se focando no Metrô e desprezando a CPTM.
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo tempo; Mas não pode-se enganar a todos por todo tempo. Abraham Lincoln.