A CPTM lançou nesta quarta-feira (12) o edital de construção do terminal de ônibus que ficará ao lado da futura estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda.
A licitação tem previsão de recebimento das propostas em 23 de março na sede da companhia, no centro de São Paulo.
Embora a estação Varginha esteja em construção há vários meses, o atual contrato não inclui o terminal de ônibus. O governo do estado tentava obter recursos federais para tirar o projeto do papel, nos mesmos moldes da estação, mas em 2020 assinou um convênio com a prefeitura de São Paulo para viabilizar recursos municipais.
O terminal será erguido do lado leste da estação, em parte do enorme canteiro de obras do projeto. A CPTM planeja inaugurar Varginha no final deste ano, enquanto o terminal levará 24 meses para ser concluído, ou seja, em meados de 2024 – o custo estimado da obra é de R$ 90,8 milhões, segundo a CPTM.
Leia também:
Localizada numa região bastante distante do centro da capital, a parada da Linha 9 deve atrair um grande movimento de passageiros, em conjunto com Mendes-Vila Natal, aberta de forma precária em agosto de 2021.
A previsão é que passem pelas duas estações 110 mil pessoas por dia quando estiverem operando de forma plena – parte dessa demanda será trazida justamente pelos ônibus que operam na Zona Sul.
Curiosamente, a companhia informou que a estação Varginha deverá ser inaugurada no segundo semestre deste ano e que passará por “um período de 12 meses de operação assistida”. Trata-se de um indício que a CPTM abrirá o trecho sem que os sistemas de controle de trens estejam prontos já que é um período fora do comum para realizar testes com passageiros, possivelmente para ‘cumprir a promessa’ de entrega em 2022, ainda na gestão atual.
Extensões da Linha 5-Lilás do Metrô ficaram em operação assistida por poucos dias antes de funcionar de forma plena e mesmo na CPTM a estação João Dias já estreou de forma definitiva no ano passado.