A CPTM abriu uma nova licitação para a modernização do sistema de iluminação, sonorização, controle e automação na Estação da Luz.
A proposta do certame é realizar uma completa requalificação dos sistemas existentes promovendo sua substituição visando a melhoria do ambiente da estação para os passageiros.
Os projetos executivos de iluminação e sonorização foram produzidos pela CPTM e tiveram o aval dos três principais órgãos de preservação, que aprovaram as mudanças.
Iluminação
O projeto de iluminação contemplará a troca de praticamente todas as luminárias da estação na região das plataformas. Luminárias de LED deverão ser implantadas nas quatro plataformas.
Projetos de alta potência do tipo high bay deverão ser instalados nos arcos da gare, propiciando melhores condições de iluminação. O foco é uma iluminação média de 200 Lux na gare e 300 lux nas plataformas.
Além disso, os sistemas de controle deverão ser modernizados para facilitar o controle e proporcionar economia de energia.
A CPTM realizou estudos simulados do sistema de iluminação para validar o projeto antes de sua implantação.
Sonorização
O sistema de sonorização da CPTM possui uma série de deficiências como a ausência na seletividade de mensagem para algumas áreas da estação, além da obsolescência dos equipamentos existentes.
O novo sistema deverá ser fabricado, montado, instalado e testado seguindo o projeto executivo da CPTM. Os funcionários deverão ser treinados para a operação e manutenção do novo sistema.
O sistema atual deverá ser desativado gradualmente. Novos sonofletores de 20W deverão ser instalados ao longo de toda a estação.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Investimentos
O projeto de melhorias no sistema de iluminação e sonorização é orçado em R$ 7,5 milhões. O contrato estabelece que as obras sejam concluídas dentro de até 30 meses.
7,5 milhões? É brincadeira viu…
Muito bem vindo porque a tudo que a estação da Luz não tem é luz.