CPTM adiciona reforma do Pátio Luz ao contrato de extensão da Linha 13 para Barra Funda

Serviço que deveria ser executado pela futura concessionária das linhas 11, 12 e 13 está sendo realizado pela CPTM através de um aditivo contratual. Investimento é de R$ 39,4 milhões
CPTM está reformando o Pátio Luz (Jean Carlos)
CPTM está reformando o Pátio Luz (Jean Carlos)

A CPTM publicou no final de agosto o primeiro termo aditivo ao contrato de prestação de serviços de engenharia para produção do projeto executivo e implantação do sistema de rede aérea, suprimento de energia e sinalização no trecho entre Luz e Barra Funda.

As obras visam a extensão das linhas 11-Coral e 13-Jade até a Estação Barra Funda, permitindo melhorias na integração entre as estações da região central de São Paulo.

Segundo informações constantes no contrato, foram prorrogados os serviços de implantação da Subestação Memorial da América Latina. Deverão ser executados a implantação dos sistemas de 34,5kV, 13,2kV e 3kV que correspondem às tensões da linha de distribuição interna, sinalização e alimentação de trens respectivamente.

Subestação Memorial da América Latina (CPTM)
Subestação Memorial da América Latina (CPTM)

O contrato também acrescenta um novo elemento. A empresa deverá realizar a reforma no Pátio Luz contemplando os seguintes pontos:

  • Projeto Executivo
  • Demolição, terraplenagem e serviços de via permanente
  • Sistema de rede aérea
  • Sistemas de sinalização e CCO para o pátio

Com o acréscimo de serviços no Pátio Luz, o contrato foi majorado em R$ 39,4 milhões. Os demais serviços do contrato não tiveram alterações de valor.

Pátio Luz (iTechdrones)
Pátio Luz (iTechdrones)

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A responsabilidade das obras é do Consórcio Telar-Gros-Sprail Linha 13. O contrato original foi assinado em agosto de 2021 com duração de 36 meses. Com o aditivo são acrescentados mais 12 meses ao projeto que deverá ser finalizado em agosto de 2025.

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  1. A área do pátio Luz seria excelente para a instalação de uma grande Estação Central em São Paulo, que poderia ser complementada pelas plataformas da estação Julio Prestes.
    Nessa Estação Central se integrariam todas as linhas dos Trens Intercidades, além de outras futuras linhas interurbanas. A conexão fisica com a estação da Luz e com a futura estação Bom Retiro permitiria a integração imediata com as redes da CPTM e do Metrô.
    Quanto às atuais oficinas, estas poderiam ser transferidas e distribuídas pelos vários outros terrenos que a CPTM possui pela cidade e às margens da ferrovia.
    Mas pela forma que a CPTM e os trens intercidades estão sendo divididos e loteados, em diferentes concessões, esta ideia ficará apenas na ilusão.

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