A CPTM formalizou no começo de julho o contrato para a fabricação e fornecimento de um novo vagão especial para manutenção. A Unidade Móvel para Soldagem de Trilhos (UMST) deverá prestar apoio para as equipes responsáveis pela via permanente da companhia.
Segundo a documentação disponibilizada em edital pela CPTM, a principal finalidade do UMST será a produção de trilhos longos soldados (TLS). Alguns destes trilhos podem ter comprimentos que passam dos 200 metros.
O novo equipamento é formado basicamente por três módulos especiais que serão montados sobre uma vagão plataforma. O módulo principal é composto por um container que abriga a máquina de solda de trilhos e todos os equipamentos auxiliares.
O segundo módulo é composto por um container com revestimento termoacustico onde serão instalados um moto gerador e painéis para a distribuição de energia
O terceiro módulo servirá como uma sala técnica onde poderão ser realizados pequenos reparos, bem como onde estarão armazenados ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPI).
Cabe citar que o equipamento de solda que será alocado no módulo principal não deverá ficar fixo no UMST, tendo a capacidade de ser removido com facilidade em caso de necessidade. A máquina de solda deverá ter a capacidade de realizar o procedimento em trilhos do tipo TR50, TR57, TR68 e UIC60.
O vencedor do certame para o fornecimento do UMST foi o Consorcio ZUMM-BTX formado pela Zumm Comércio e Representações Ltda-ME e a BTX Geologia e Meio Ambiente Ltda. O valor do contrato é de R$ 19,8 milhões com prazo para cumprimento estabelecido em 24 meses.