CPTM ajuda na recuperação da Trensurb com transferência de equipamentos elétricos

Itens como cubículos e disjuntores pra 3.000 Volts foram repassados para a operadora, que poderá acelerar o processo de recuperação de sua infraestrutura após as enchentes
Composição da Trensurb (Alexandre Giesbrecht)
Composição da Trensurb (Alexandre Giesbrecht)

A CPTM formalizou por meio de dispensa de licitação a transferência de bens para a Trensurb, operadora do sistema ferroviário da região metropolitana de Porto Alegre.

Em maio de 2024 a operadora foi atingida pelas grandes inundações no Rio Grande do Sul. A ferrovia foi severamente afetada e até hoje não retomou 100% das operações.

Dentre os sistemas afetados estão os elétricos. Os trens metropolitanos operados pela Trensurb são semelhantes aos da CPTM, utilizando catenária com 3000 Vcc.

Pátio da Trensurb alagado (Trensurb)
Pátio da Trensurb alagado (Trensurb)

Dentro deste contexto, a CPTM formalizou a transferência de bens e equipamento do sistema de suprimento de energia de tração. Os itens poderão ser utilizados para acelerar os reparos em sistemas de alta tensão.

O valor da transferência é de R$ 2,5 milhões e tem prazo de 30 dias. O repasse foi realizado sem licitação formal por meio de autorização da presidente interina da CPTM.

Subestação inundada (Trensurb)
Subestação inundada (Trensurb)

O site buscou mais informações por parte da CPTM que enviou a seguinte nota:

“A CPTM vendeu equipamentos sobressalentes – disjuntores de 3kvcc e cubículos que contêm disjuntores para utilização em sistemas com classe de tensão de 3Kvcc, usados em subestações ou cabines seccionadoras – para Trensurb realizar a reposição do material danificado pelas enchentes ocorridas no fim de abril. O valor mencionado na publicação se refere ao que será pago pelos equipamentos, que não farão falta para CPTM e visam ajudar a retomada da operação plena da Trensurb”

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A ajuda técnica da CPTM poderá facilitar o processo de retomada plena da operação. Segundo os técnicos da Trensurb, a circulação de trens deverá ser efetivada para a Estação Mercado até o final de dezembro.

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  1. Este é mais um dos múltiplos exemplos práticos dos benefícios da Padronização!

    Numa economia onde a competitividade é acirrada e onde as exigências são cada vez mais crescentes, as empresas dependem de sua capacidade de incorporação de novas tecnologias de produtos, processos e serviços. A competição internacional entre as empresas eliminou as tradicionais vantagens baseadas no uso de fatores abundantes e de baixo custo. A padronização é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade, e os benefícios da padronização podem ser:
    – Qualitativos, que permitem:
    • Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra)
    • Uniformizar a produção
    • Facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico
    • Registrar o conhecimento tecnológico e
    • Facilitar a contratação ou venda de tecnologia

    – Quantitativos, que permitem:
    • Reduzir o consumo de materiais
    • Reduzir o desperdício
    • Padronizar componentes
    • Padronizar equipamentos
    • Reduzir a variedade de produtos
    • Aumentar a produtividade
    • Melhorar a qualidade e
    • Controlar processos.
    A padronização cria uma base sobre a qual podem ser aplicadas outras técnicas mais elaboradas, como o “benchmarking”, a “reengenharia”, a “terceirização”, o “kaizen”, etc.
    A padronização é fundamental para a busca da qualidade total, pois é através dela que conseguimos a previsibilidade e manutenção dos resultados. Um processo padronizado nos leva à estabilidade dos resultados. Com a padronização diminuem-se as dispersões e os resultados tornam-se previsíveis.

  2. Quando o Metrô SP modernizou totalmente os trens Mafersa da antiga Frota D, atual Frota L, também mandou peças dos trens Mafersa para o Metrô DF de Brasília para servirem de Sobressalentes, há semelhanças técnicas nesse caso também! Eu acho interessante essa cooperação entre as empresas, geralmente ocorre mais fácil quando são estatais, mas mesmo as atuais e futuras concessionárias dos nossos sistemas de transportes sobre trilhos deveriam cooperar mais uns com os outros, o povo só tem a ganhar com isso!

  3. Episódio semelhante como este de cooperação da CPTM ocorreu recentemente em muito maior escala com a transferência de equipamentos completos como moto-bombas e aeradores entre outros pela SABESP para esta mesma região que não foi feito por nenhuma das outras concessionárias de saneamento, porém por conta que estava em período de concessão foi omitida pelo falastrão!
    Existem determinadas ferramentas e equipamentos de alto custo e baixa demanda e ocupam muito espaço, isto é são usadas em ocasiões especiais, nada que desabone, elas são empresas distintas podendo ser concorrentes, porém o lado prático é que isto é possível e por já serem da mesma modulação, ou seja padrão.
    Sempre é desejável e de bom tom a colaboração de empresas parceiras.

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