A CPTM entregou para operação nesta quarta-feira (27) seus novos veículos ferroviários. Na área de manutenção, a novidade é a nova composição de manutenção de rede aérea. O equipamento é composto por um veículo motorizado e por um vagão porta bobina que em conjunto formam uma composição que poderá atender a quase todas as necessidades demandadas pela a rede aérea da CPTM.
O equipamento possui uma série de aparatos que facilitam a manutenção dos cabos aéreos. O veículo principal possui uma plataforma elevatória giratória que melhora as condições de atuação por parte das equipes nas situações mais desfavoráveis. O site fez uma matéria completa sobre este novo equipamento de manutenção.
Além do grande aparato ferramental existente, o veículo conta com a possibilidade de ser comandado remotamente através de um controle especial. Sensores de rádio estão instalados na máquina, de forma que as ações reproduzidas no controle remoto sejam reproduzidas no equipamento. As funções vão desde a tração, até o controle da plataforma elevatória, entre outras funções. Confira abaixo um vídeo sobre o novo CMRA:
Outra importante novidade foi a oficialização da entrega do ‘Inovagão’ para a CPTM. O Laboratório de Inovação é composto por um carro reboque da antiga série 5500 que operou nas linhas 8-Diamante, 11-Coral e 12-Safira durante seus últimos anos de operação.
Anteriormente, o veículo havia sido reformado como Carro Escola do Senai. Após anos inutilizado a CPTM repaginou o veículo que agora se tornará um local para estudos, desenvolvimento e teste de produtos e projetos da companhia.
A ideia é que o ambiente também possa ser utilizado para treinamentos e cursos internos, além de possibilitar uma maior integração entre as empresas do setor de mobilidade e instituições acadêmicas. A CPTM busca parcerias junto a universidades que poderão se beneficiar deste investimento. Confira também o vídeo sobre o Inovagão da CPTM:
O Inovagão conta com uma série de recursos que torna o seu uso preferencial. O ambiente possui uma tela para apresentações, mesas para reunião e estudos. As janelas e portas do antigo carro de passageiros foram mantidas de forma que também houvesse entrada de luz natural dentro do ambiente. O Inovagão também conta com uma bancada para trabalhos com componentes eletroeletrônicos, computadores, pontos de rede, lousas e painéis para a apresentação de ideias.
Antes desse novo veículo de manutenção de rede aérea, quais eram os veículos que a CPTM estava usando na Linha 13 para esse fim? No caso desse Inovagão, eu nunca pensei que um dia veria um 5500 com ar condicionado e outros apetrechos modernos para um trem velho, mas foi bom reaproveitar!