A CPTM começou a implantar os primeiros painéis interativos de LED que irão divulgar informações de prestação de serviço sobre a circulação de trens. Neste primeiro momento serão contempladas as estações Palmeiras-Barra Funda e Brás que passarão por testes e operação assistida ao longo dos próximos meses.
Os equipamentos serão de vários formatos e estarão por toda a estação, como parte de um investimento de R$ 14,7 milhões.
Em Palmeiras-Barra Funda, já no 1º trimestre de 2024, os passageiros poderão utilizar painéis touchscreen distribuídos ao longo do percurso, desde o acesso até o embarque. Sobre a linha de bloqueios também haverá painéis de linha corrida. Próximos aos acessos, as pessoas poderão pesquisar o mapa do transporte metropolitano, dos arredores e das linhas da CPTM, regulamentos de viagem, orientações de alerta e campanhas educacionais operacionais.
O painéis que estarão nas plataformas mostrarão o tempo estimado de chegada do próximo trem, assim como já há algumas linhas de metrô, informações sobre a operação das linha, destino do trem e possibilidade de inclusão de outras informações operacionais para melhorar a experiência do passageiro.
“A implantação da comunicação digital interativa sempre foi uma meta para CPTM. Nosso objetivo maior é que o passageiro, por meio do acesso prévio às informações, possa planejar melhor sua jornada otimizando o tempo de viagem. Sabemos que tempo é uma prioridade no cotidiano das pessoas e ajudar nos deslocamentos é uma forma de contribuir para a qualidade de vida”, disse Pedro Moro, presidente da CPTM.
Ainda segundo a empresa, “as informações serão atualizadas de forma automática, em tempo real, e com comunicação direta com o CCO – Centro de Controle Operacional”.
Informações em tempo real não são padrão na rede sobre trilhos
A malha metroferroviária de São Paulo, gerenciada por várias companhias estatais e privadas, não possui um padrão de informação aos usuários, como em outros sistemas mundo afora.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Metrô de São Paulo, por exemplo, passou a adotar paineis com informações sobre tempo de viagem nas linhas 1-Azul e 2-Verde e deve fazer o mesmo na Linha 3-Vermelha em breve. Já o monotrilho da Linha 15-Prata não possui esse serviço.
Entre os quatro ramais operados pela iniciativa privada, apenas a pioneira Linha 4-Amarela traz esse tipo de dado. Embora seja administrada pelo mesmo grupo, liderado pela CCR, as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda ainda não foram agraciadas com a tecnologia.
não costumo usar muito a estação Barra Funda, mas das ultimas vezes que precisei usar achei extremamente confuso em questão de comunicação visual no mezanino dentro da area paga e disposição das plataformas. Como é uma estação que será um polo de transportes futuramente com a chegada da L11 e TIC além das já existentes L3, L7 e L8, espero que consigam deixar ela bem mais organizada e revitalizem algumas areas…
Sr. Caio Lobo, poderia me dizer como é possível a CPTM ter esses painéis que mostram a chegada do trem ja q ela não utiliza o CBTC? eu pensava q só era possível nas linhas com CBTC
linha 15 deveria ter recebido esses painéis com tempo estimado de espera. As outras restantes da Via Mobilidade também.