O projeto de concessão do Trem Intercidades, da Linha 7-Rubi e do serviço parador do Trem Intermetropolitano deverá prever uma futura ampliação para Piracicaba e Aeroporto de Viracopos. A informação consta de documento elaborado pela CPTM e que apresenta os principais aspectos dos estudos feitos pelo governo do estado até aqui.
O plano de conceder o serviço de trens regionais atrasou e só deve ter sua licitação aberta em algum ponto de 2021, se não houver atrasos. A intenção da gestão Doria é lançar a consulta pública do projeto até o final deste ano, o que abriria a chance de o edital ficar pronto no primeiro semestre do ano que vem.
A premissa preliminar da concessão permanece a mesma, ou seja, leiloar a construção e operação do Trem Intercidades (TIC) entre Barra Funda e Campinas, com Jundiaí, a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Francisco Morato e Campinas, com novas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos, e a operação da Linha 7-Rubi. Porém, o contrato deverá prever a extensão desses serviços até Americana e posteriormente até Piracicaba – a princípio apenas no Trem Intermetropolitano.
A inclusão do Aeroporto de Viracopos na concessão também é uma boa notícia. A possibilidade já havia sido aventada anteriormente, mas sem detalhes de como será feita. Distante cerca de 13 km do centro de Campinas, o terminal aeroportuário tem ganhado espaço no tráfego aéreo doméstico e internacional por conta da Azul Linhas Aéreas, que tem no local seu maior hub no Brasil. A opção de usar o transporte sobre trilhos para chegar ao aeroporto pode torná-lo mais atraente para os potenciais passageiros da Grande São Paulo, que hoje acabam utilizando em maior escala Guarulhos e Congonhas.
Viagem a 160 km/h
O tempo de viagem do TIC é previsto em 60 minutos entre Campinas e Barra Funda, com trens capazes de atingir 160 km/h de velocidade máxima – 70 km/h mais velozes que os trens da CPTM. O objetivo é que as partidas do Trem Intercidades ocorram em intervalos de 15 minutos e a demanda prevista por hora é de 2.500 num cenário futuro.
Já a Linha 7-Rubi deverá contar com uma infraestrutura mais moderna que permitirá serviços como tempo de espera pelo próximo trem, lotação dos vagões além de viagens mais regulares e confiáveis, com a eliminação de passagens de nível e outros gargalos existentes atualmente.
A nova concessionária terá de implantar um Centro de Controle Operacional próprio além de assumir o Pátio Lapa para realizar a manutenção de sua frota de trens. É bastante possível que o governo inclua uma cláusula semelhante à da concessão das linhas 8 e 9, que bancará a implantação de um novo centro de manutenção para a CPTM em outra localidade.
Para os passageiros, é provável que a Linha 7-Rubi deixe de atender as estações Luz e Brás, como mostrou o site anteriormente. Porém, será possível num futuro breve realizar a baldeação para outras linhas metroferroviáris em duas estações que serão reconstruídas, Água Branca e Lapa. Na primeira, haverá a conexão com a Linha 6-Laranja do Metrô, possibilitando chegar a diversas regiões da capital sem a necessidade de passar pelo centro da cidade.
A estação Lapa, por sua vez, será unificada, atendendo as linhas 7 e 8 no mesmo local. Essa obra, antes prevista na concessão das linhas 8 e 9, deverá constar do edital do Trem Intercidades. Vale ainda citar que num futuro distante, Lapa será uma parada da Linha 20-Rosa do Metrô, que está nos estudos iniciais.
A concessão da Linha 7-Rubi, está muito mais vantajosa ao povo paulista, do que a concessão das linhas 8 e 9. A concessão das linhas 8 e 9 não oferecerá nenhum benefício à SP no radar de 30 anos, apenas irá onerar os custos da operação.
O Governo de SP tem que parar de fingir que trabalha de forma rápida, e elaborar um projeto decente que inclua no mínimo um Trem Intercidades de média velocidade para Sorocaba.
O GESP está tentando correr atrás do tempo perdido, com o abandono das ferrovias paulistas, agindo como pato. Uma ave que anda, nada, voa, e não faz nada direito.
Quero ver se a coisa acontece.Espero que me surpreendam. Eu adorava viajar de trem para o interior nos anos 80.
Kd os trens até Sorocaba????
Esse tic tic nervoso não sairá do papel. No máximo um trem de subúrbio ligando Jundiaí a campinas. Nao tem cabimento e não há quem vá gastar 7 bilhões para uma linha de no máximo 60 mil usuarios por dia. Não tem como colocar um trem saindo de barra funda para chegar a campinas em menos de 1 hora, com trens metropolitano no meio do caminho, somente com gambiarra. E outra, o partido que acabou com a ferrovia nacional , q encerrou os trens de longo percurso não será o mesmo que viabilizará a volta deles. Nao mesmo. Quem sabe em 2157 saia algo …
Da mesma forma considero um retrocesso utilizar locomotivas a biodiesel como propôs um dos planejadores que durante entrevista a rádio Jovem Pan em julho de 2019, o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou que o projeto de trem intercidades seria atendido por composições movidas a biodiesel. E também o reconduzido secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, já havia relatado a intenção de usar a tecnologia em sua conta no Instagram, para cobrir este trecho do TIC até Campinas, que no passado já era eletrificado em 3 kVcc e que foi destruído pelos gestores que estão a no mínimo 26 anos no poder.
Trens Metropolitanos sempre devem ser prioritários em relação aos TIC -Trens Intercidades, pois beneficiam um número expressivamente maior de usuários diariamente, esta importantíssima constatação deve ser levada em conta nos planejamentos do Plano Diretor e antes de se fazer quaisquer concessões precipitadas, para demonstrar isto vejamos os números;
De acordo com dados da própria CPTM, foram as seguintes as demandas mensais das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa no ano de 2020;
Fevereiro (antes da pandemia) – Linha 7- ~7.700 mil , linha 10- ~7600 mil
Agosto (durante a pandemia) – Linha 7- ~5.070 mil , linha 10- ~4800 mil, ficando comprovado que não existe praticamente diferenças entre elas.
As estimativas de demanda é de que os Trens Intercidades, atinjam no máximo 15% deste total o que perfaz 305 mil.
Deveriam ser reunificadas as Linha 7-Rubi, e Linha 10-Turquesa (esta injustificável mutilação crescente foi após a criação da CPTM), a começar pelos sábados, domingos e feriados, retirado aquele Expresso ABC aos sábados, pois estas linhas sempre foram uma só como eram no passado com terminais em Francisco Morato / Pirituba, e Mauá / Rio Grande da Serra, a prioridade da reconstrução das Estações Lapa e Água Branca da futura Linha 6-Laranja do Metrô, Estação Bom Retiro, Nova Luz e Pari esta reversão será perfeitamente viável também nos dias úteis, os gestores tem que entender que o investimento deve ser voltado para a construção e reforma das estações, embora a implantação de um sistema de sinalização seja um avanço, o CBTC (Communications Based Train Control), permite a redução no intervalo da linha com a consequente acréscimo de mais trens na operação, mas insuficiente, da mesma forma como a simples substituição dos trens como vem ocorrendo, e sempre dando prioridade para as linhas de maior demanda.
Obra eleitoreira…o metrô na Capital agoniza há anos…são gastos milhões e só avanca uns 2km a cada ano…
Kct já anteciparam até o feriado de 1o de Abril? Não faz nem o “feijão c arroz” q é levar o trem de volta a Campinas, uma linha q operou por mais de cem anos…