A CPTM publicou nesta quinta-feira (04) uma nova licitação para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia a fim de realizar a supervisão das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, juntamente com a supervisão do novo terminal de ônibus.
A supervisão da obra faz parte do processo natural de acompanhamento do empreendimento. A empresa supervisora deverá acompanhar e fiscalizar as obras civis para a implantação da nova extensão.
O escopo da supervisão se refere às obras complementares da extensão Grajaú-Varginha nos lotes 1 e 2, dois novos viadutos rodoviários, a reparação e a recuperação da infraestrutura existente, além do novo terminal de ônibus anexo à estação Varginha que está em fase final de contratação.
As funções do serviço de supervisão estão divididas em:
- Coordenação Geral
- Controle de Obra e Fiscalização
- Supervisão Ambiental
- Supervisão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
- Apoio Técnico/Consultoria
- Apoio Logístico
As equipes deverão ser formadas por profissionais de nível superior e técnicos sendo necessário, em determinadas categorias, experiência prévia em supervisão de obras metroferroviárias.
O julgamento da licitação se dará através da média ponderada entre a proposta técnica e a proposta comercial, sendo dado 70% de peso para a proposta técnica e 30% para a comercial de forma a garantir um certame com seleção qualitativa, ou seja, baseada primariamente na qualidade dos profissionais.
O prazo para a realização dos serviços será de 24 meses (dois anos). O orçamento estimado para a supervisão das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda durante este período será de R$ 7,6 milhões