Após revelar que a Linha 13-Jade será a primeira na CPTM a contar com as portas de plataforma em suas estações, o governo do estado deu início ao projeto nesta quinta-feira (27) ao publicar a primeira licitação relacionada a essa meta.
Não se trata ainda da concorrência que irá selecionar a empresa que fará o projeto executivo, fabricação e instalação das fachadas de segurança, mas sim a que será responsável por supervisionar esse processo.
Os detalhes da licitação, no entanto, ainda não estavam disponíveis no site da CPTM. A sessão pública deve ocorrer no dia 9 de janeiro de 2023 às 10h, diz a empresa. A publicação do edital de supervisão indica que a licitação principal pode estar próxima de ser divulgada também já que normalmente ela antecede a primeira.
Linha nova
A Linha 13-Jade era a natural primeira opção para equipar as estações da CPTM com as PSDs (Platform Screen Doors em inglês) já que por ser um ramal novo, ele está mais preparado para contar com as fachadas. Além disso, a Linha 13 é por enquanto a única a operar com o sistema ATO (Automatic Train Operation), que permite aberturas e fechamentos de portas e partidas e frenagens automatizadas.
Além disso, por ter um baixo movimento, o ramal que conta com apenas três estações é o “laboratório” ideal para que a CPTM possa testar o funcionamento das portas de plataforma. Essa experiência será importante para que no futuro seja possível estender o benefício aos outros ramais, que dependem de novos sistemas de sinalização e reformas mais profundas para contar com o equipamento.
O anúncio que a Linha 13 será a primeira na CPTM a contar com PSDs ocorreu em fevereiro após uma resposta da Secretaria dos Transportes Metropolitanos a uma reportagem da TV Globo que mostrava os enormes vãos nas plataformas das estações da companhia.
Em 2019, o então governador do estado João Doria chegou a prometer que todas as estações da CPTM teriam portas de plataforma em 2021, uma meta totalmente fora da realidade. Atualmente, apenas as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata do Metrô contam com esse recurso em toda a sua extensão.
Excelente proposta.
Já poderia ter em algumas estações Vila Mendes-Natal, Varginha, João Dias, Morumbi e Santo Amaro da linha 9 esmeralda da CPTM e Incluir na estação Ipiranga da linha 10 da CPTM com a adição do monotrilho.
sem ATO, como é possível?
E também em Santo André ( Linha 20 ) e em São Carlos ( Linha 16 )
E a extensao até arujá vai acontecer? E uma nova linha de metrô em cachoeirinha até liberdade é urgente, os moradores daqui de cachoeirinha sofreremos muito sem uma linha já q estamos com uma lacuna grande seria essencial vocês pressionarem o governo a ter uma linha por aqui
Parabéns, com as portas de plataforma essa linha se tornará referência na América Latina, como a mais moderna entre todas as linhas de trem convencionais!